TEMATIZANDO O FUTSAL NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: QUANDO MENINOS E MENINAS TROCAM PASSES

Pedro Alves Castro, Daiane Fabrícia Vaz de Oliveira Sousa, Marlon Messias Santana Cruz, Ana Gabriela Alves Medeiros

Resumo


O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da prática pedagógica envolvendo o futsal, desenvolvida em um colégio público da rede estadual de ensino, na cidade de Livramento de Nossa Senhora, Bahia. Os atores envolvidos foram estudantes de ambos os sexos, em uma faixa etária entre dez e doze anos, com uma turma do sexto ano do Ensino Fundamental. As aulas foram fundamentadas na Perspectiva Cultural, desenvolvidas didaticamente em mapeamento, tematização, aprofundamento, ampliação, ressignificação e avaliação dos conhecimentos. A partir desta prática pedagógica pôde-se evidenciar várias situações com o futsal, que são as bases para a construção das relações de gênero e sua perpetuação pelo tempo, assim como a efetivação dos sentidos e significados atribuídos aos elementos da cultura corporal.


Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.