Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010

Autores

  • Barbara Karoline Antunes da Silva Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)
  • Marina Vinha Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação Indígena. Educação Física. Índios Guarani e Kaiowá.

Resumo

Este artigo teve como objetivo sistematizar os jogos tradicionais no contexto do Curso de Formação em Nível Médio de Professores Guarani e Kaiowá, denominado Projeto Àra Verá [Espaço-Tempo Iluminado]. A base metodológica consistiu em uma pesquisa documental com característica descritiva, em que foram realizadas buscas em documentos redigidos por professores indígenas matriculados no Curso Àra Verá. Os referenciais documentais foram obtidos em: Dossiê do Projeto Ára Verá, Referencial Curricular para Escolas Indígenas, documentos escrito pela UNESCO e o Acervo de jogos tradicionais Guarani e Kaiowá elaborados na disciplina Educação Física, referentes à turma de 2010. A recuperação e sistematização das práticas corporais dos jogos tradicionais contribuem para o fortalecimento de valores culturais, por revitalizar a cultura corporal de movimento dos indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Barbara Karoline Antunes da Silva, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Graduada em Educação Física da Faculdade de Educação da UFGD.

Marina Vinha, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Doutora em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas. Docente da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Silva, B. K. A. da, & Vinha, M. (2017). Jogos tradicionais no curso de formação em nível médio de professores Guarani e Kaiowá: turma de 2010. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 109–118. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5910

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo