Educação Física escolar no Curso de Formação em Nível Médio para professores Guarani e Kaiowá: memória da turma 2001

Autores

  • André Vinícius Hidalgo Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Palavras-chave:

Educação física escolar. Índios Guarani. Formação de professores. Educação escolar indígena.

Resumo

O objetivo do estudo foi o de registrar as aulas de Educação Física no Curso em Nível Médio, Formação de Professores Guarani e Kaiowá, de Dourados/MS, denominado Projeto Ára Verá (Espaço-Tempo Iluminado). As propostas pedagógicas específicas para os indígenas são recentes, portanto é relevante registrar suas memórias. A pesquisa foi documental, com buscas em fontes primárias cedidas pela administração do Curso. A metodologia pautou-se por busca no arquivo escolar e levantamento bibliográfico. O referencial foi obtido em: Dossiê do Projeto Ára Verá; Referencial Curricular Nacional de Educação Indígena; Planos de aula de Educação Física/2001; e Caderno de Memória/2001 escrito em língua portuguesa. Nas considerações finais foi destacada a importância de aulas diferenciadas para as escolas indígenas, significativas na formação dos professores da etnia guarani e kaiowá.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Vinícius Hidalgo, Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Licenciatura em Educação Física, da Faculdade de Educação (FAED), Universidade Federal da Gran- de Dourados (UFGD).

Downloads

Publicado

2016-05-13

Como Citar

Hidalgo, A. V. (2016). Educação Física escolar no Curso de Formação em Nível Médio para professores Guarani e Kaiowá: memória da turma 2001. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 2(4), 69–81. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/5193

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo