Contribuições psicopedagógicas e musicais para o desenvolvimento psicomotor

Autores

  • Francinne Paroschi Amaral Assunção Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)
  • Helena Brandão Viana Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)
  • Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Palavras-chave:

Música. Psicomotricidade. Desenvolvimento.

Resumo

Este artigo trata sobre como a música pode ser utilizada para o desenvolvimento da psicomotricidade na intervenção psicopedagógica. Os objetivos deste trabalho são: identificar os principais pontos psicomotores que podem ser favorecidos com a música; relacionar a psicomotricidade com os fatores intelectual e afetivo social da criança e explorar o funcionamento do aspecto cognitivo para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. O Método utilizado foi o levantamento de dados bibliográficos. Sendo a psicomotricidade um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pela criança cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização, queremos nos apropriar da música para a melhora desses aspectos, e os resultados virão ao longo da intervenção.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francinne Paroschi Amaral Assunção, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Pós-graduada em Educação Musical pelo Centro Universitário Adventista de São Paulo. Possui graduação em Educação Artística com habilitação em Música pela mesma instituição. Atualmente é Professora de Piano, canto coral e teoria do Centro Universitário Adventista de São Paulo em Hortolândia.

Helena Brandão Viana, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Concluiu a graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas em 1989. Cursou mestrado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas concluído em 2003. Em seu doutorado estudou a temática da sexualidade na velhice, e para isto validou e adaptou culturalmente a Escala Askas, para utilização na cultura brasileira. Em seu doutorado passou 4 meses na Simon Fraser University, em Vancouver, Canadá, onde cursou a disciplina "Programas de Promoção de Saúde no Envelhecimento" e teve como orientador internacional o prof. Dr. Andrew Wister, diretor do Departamento de Gerontologia daquela universidade. Atualmente é coordenadora da extensão universitária da Faculdade Adventista de Hortolândia, coordenadora da Faculdade Adventista da Terceira Idade e coordenadora do Projeto Feliz Idade, de atividades físicas com idosos. Também é professora titular no curso de Educação Física na mesma instituição.

Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho, Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP - HT)

Possui graduação em Pedagogia pelo Instituto Salesiano Dom Bosco(1987), especialização em Psicopedagogia Clínica pela Universidade de Santo Amaro(1998), mestrado em Psicopedagogia pela Universidade de Santo Amaro(2003), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Instituto Adventista São Paulo(1979), ensino-fundamental-primeiro-graupelo Istituto Hoyler(1977), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Adventista de Presidente Prudente(1976), ensino-fundamental-primeiro-graupela Escola Estadual de Primeiro Grau Bairro do Aeroporto(1973) e ensino-medio-segundo-graupelo Instituto Adventista São Paulo(1982). Atualmente é Professora de Ensino Superior do Centro Universitário Adventista de São Paulo. Atuando principalmente nos seguintes temas:Mediação, PEI, Motivação.

Downloads

Publicado

2017-01-17

Como Citar

Assunção, F. P. A., Viana, H. B., & Carvalho, E. G. A. de. (2017). Contribuições psicopedagógicas e musicais para o desenvolvimento psicomotor. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 3(6), 95–108. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/4678

Edição

Seção

Artigos Fluxo Contínuo

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)