Contribuições psicopedagógicas e musicais para o desenvolvimento psicomotor

Francinne Paroschi Amaral Assunção, Helena Brandão Viana, Evodite Gonçalves Amorim de Carvalho

Resumo


Este artigo trata sobre como a música pode ser utilizada para o desenvolvimento da psicomotricidade na intervenção psicopedagógica. Os objetivos deste trabalho são: identificar os principais pontos psicomotores que podem ser favorecidos com a música; relacionar a psicomotricidade com os fatores intelectual e afetivo social da criança e explorar o funcionamento do aspecto cognitivo para o desenvolvimento de crianças em idade pré-escolar. O Método utilizado foi o levantamento de dados bibliográficos. Sendo a psicomotricidade um termo empregado para uma concepção de movimento organizado e integrado, em função das experiências vividas pela criança cuja ação é resultante de sua individualidade, sua linguagem e sua socialização, queremos nos apropriar da música para a melhora desses aspectos, e os resultados virão ao longo da intervenção.

Palavras-chave


Música. Psicomotricidade. Desenvolvimento.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.