Educação Física escolar e mídia-educação: um estudo em escolas de Ensino Médio do Distrito Federal

Daniel Cantanhede Behmoiras, Ingrid Dittrich Wiggers

Resumo


O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas de Ensino Médio do Distrito Federal. Tem como objetivo principal analisar práticas culturais de consumo de mídias de estudantes de ensino médio, bem como o desenvolvimento de uma oficina de vídeo-educação. Foram utilizadas para a coleta de dados diferentes técnicas, como observação de campo, formulário, entrevistas em forma de grupo focal e uma oficina de vídeo. Constatou-se que os estudantes possuem uma relação muito próxima com as TICs, porém elas são pouco exploradas no ambiente escolar, principalmente nas aulas de Educação Física. Com a aplicação da oficina de vídeo ficou evidenciada a potencialidade que as TICs possuem como ferramenta pedagógica com vistas a uma apropriação crítica da realidade por meio da mídia-educação.

Palavras-chave


Mídia-Educação. Escola. Educação Física. Jovens.

Texto completo:

PDF


Licença Creative Commons
Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.