Educação Física escolar e mídia-educação: um estudo em escolas de Ensino Médio do Distrito Federal

Autores

  • Daniel Cantanhede Behmoiras Universidade de Brasília (UNB)
  • Ingrid Dittrich Wiggers Universidade de Brasília (UNB)

Palavras-chave:

Mídia-Educação. Escola. Educação Física. Jovens.

Resumo

O presente trabalho apresenta resultados de uma pesquisa realizada em duas escolas de Ensino Médio do Distrito Federal. Tem como objetivo principal analisar práticas culturais de consumo de mídias de estudantes de ensino médio, bem como o desenvolvimento de uma oficina de vídeo-educação. Foram utilizadas para a coleta de dados diferentes técnicas, como observação de campo, formulário, entrevistas em forma de grupo focal e uma oficina de vídeo. Constatou-se que os estudantes possuem uma relação muito próxima com as TICs, porém elas são pouco exploradas no ambiente escolar, principalmente nas aulas de Educação Física. Com a aplicação da oficina de vídeo ficou evidenciada a potencialidade que as TICs possuem como ferramenta pedagógica com vistas a uma apropriação crítica da realidade por meio da mídia-educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Daniel Cantanhede Behmoiras, Universidade de Brasília (UNB)

Professor da Faculdade de Educação Física da Universidade de Brasília - UnB. Integrante do Avante - grupo de pesquisa sócio-critíco em Educação Física, Esporte e Lazer.

Ingrid Dittrich Wiggers, Universidade de Brasília (UNB)

Professora da Faculdade de Educação Fisica da Universidade de Brasília - UnB. Coordenadora do Imagem - Grupo de Pesquisa sobre corpo e educação.

Downloads

Publicado

2014-04-17

Como Citar

Behmoiras, D. C., & Wiggers, I. D. (2014). Educação Física escolar e mídia-educação: um estudo em escolas de Ensino Médio do Distrito Federal. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 95–106. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2691

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar