Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças

Autores

  • Jônatas da Costa Brasil de Borba Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Elisandro Schultz Wittizorecki Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fabiano Bossle Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Micropolítica escolar. Trabalho docente. Pesquisa Qualitativa.

Resumo

O presente artigo é fruto de uma pesquisa que investigou a micropolítica escolar e o trabalho docente dos professores de Educação Física em duas escolas públicas na cidade de Porto Alegre/RS. O objetivo do estudo foi identificar que disputas e alianças ocorrem nas relações entre os diferentes atores no cenário escolar e compreender como estes movimentos se configuram e produzem efeitos no trabalho docente dos professores de Educação Física. Metodologicamente realizamos um estudo qualitativo e descritivo em duas escolas públicas estaduais na cidade de Porto Alegre/RS. As informações foram obtidas a partir de observações – registradas no diário de campo – e de entrevistas semiestruturadas, tendo como colaboradoras do estudo, três professoras de Educação Física. O trabalho de campo realizou-se durante o primeiro semestre de 2013 e as informações obtidas foram discutidas através da análise de conteúdo. O estudo nos permitiu compreender que as relações estabelecidas e reconstruídas no universo escolar podem influenciar o trabalho docente por meio das alianças, coalizões e conflitos em meio a diversidade de objetivos e diferentes formas de operar nas relações que atravessam a escola. Nesse sentido, o professorado de Educação Física pode se posicionar como aprendente em relação às dinâmicas da micropolítica escolar. Tais dinâmicas são peculiares a cada escola e desafiam os docentes a operarem de forma sensível e transformadora com os interesses dos partícipes da comunidade escolar e com seus projetos e pressupostos pedagógicos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jônatas da Costa Brasil de Borba, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Licenciado em Educação Física (UFRGS). Mestrando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS).

Elisandro Schultz Wittizorecki, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor Adjunto na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Fabiano Bossle, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Ciências do Movimento Humano (UFRGS). Professor Adjunto na Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2014-04-17

Como Citar

Borba, J. da C. B. de, Wittizorecki, E. S., & Bossle, F. (2014). Micropolítica escolar e o trabalho docente em Educação Física: os diferentes atores do cenário escolar, suas relações, disputas e alianças. Horizontes - Revista De Educação ISSN 2318-1540, 1(2), 59–77. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/horizontes/article/view/2689

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar