Considerações sobre o “milagre econômico” brasileiro na imprensa douradense (1970-1973)
Palavras-chave:
Imprensa. Milagre Econômico. Ditadura Militar. Dourados.Resumo
Na década de 1970, período em que o Brasil era governado pelos militares, ocorreu um considerável crescimento da economia brasileira, proporcionando ao país o desenvolvimento do setor industrial e a ampliação de sua infra-estrutura. No governo do General Emílio Garrastazu Médici (1969-1974), o Brasil se tornou um mercado atrativo, de modo que capitais prosperaram tanto na forma de empréstimos quanto de investimentos diretos. A imprensa, no auge do denominado “milagre econômico”, divulgou de forma positiva os projetos criados e mantidos pelo Governo, já que sob o efeito da censura, as reportagens políticas eram escritas de forma superficial e amena. Em particular, a região Centro-Oeste também sentiu os efeitos desse crescimento econômico, sobretudo, com a construção de indústrias, a viabilização de investimentos em infra-estrutura e no setor agropecuário. Diante disso, este trabalho objetiva refletir como a imprensa Douradense, em especial, por meio do jornal Folha de Dourados (1970-1973), representou em suas páginas as ações do Estado, dentro do chamado “milagre econômico”.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material.
A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição: Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial: Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual: Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais: Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.