"O que me guia é a memória. E só": O futebol, a paixão pelo Bahia e a catimba nas memórias de Osório Vilas-Boas

Autores

  • José Eliomar dos Santos Filho Prefeitura Municipal de Camaçari-BA

DOI:

https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8660

Palavras-chave:

Osório Vilas-Boas. Esporte Clube Bahia. Memórias.

Resumo

No livro ‘Futebol: Paixão e Catimba’, Osório Vilas-Boas expôs seu ponto de vista sobre a forma (repleta de artimanhas para ele, desleal e corrupta para os seus adversários) como fez o Esporte Clube Bahia se tornar o mais popular time do Estado passando a acumular títulos ao longo do período em que esteve sob sua direção. A sua narrativa é classificada como memorialista pois, de maneira livre e parcial, o Autor transforma em palavras o seu olhar sobre o vivido no futebol baiano durante cerca de cinquenta anos. A História critica essa forma de produção documental do passado devido ao pouco cuidado com regras, rituais, métodos que são uma marca registrada da operação historiográfica. O artigo objetiva estabelecer esse confronto de análises entre a obra memorialista de Osório Vilas-Boas e a visão de pensadores como Michel de Certeau e Pierre Nora sobre o valor das memórias para a ciência histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Trad. Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1982.

DAL MORO, Nataniél. Os memorialistas e a edificação de um passado glorioso. In: Revista Crítica Histórica. Maceió: UFAL. V. 3, n. 6, dezembro 2012.

DOMINGUES, Viviane. Especificando a validade do estudo sobre memorialistas através do uso da teoria da consciência histórica. In: Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo: julho de 2011.

HARTOG, François. A arte da narrativa histórica. In: BOUTIER, Jean e JULIA, Dominique (Org.). Passados Recompostos. Rio de Janeiro: UFRJ, p. 193-202, 1998.

POLLAK, Michael. Memória, Esquecimento, Silêncio. In: Revista Estudos Históricos. Rio de Janeiro: FGV, v.2, n. 3, p. 3-15, 1989. Tradução: Dora Rocha Flaksman.

NORA, Pierre. Entre memória e história: a problemática dos lugares. Tradução: Yara Khoury. Proj, História, São Paulo, n. 10, dezembro 1993.

Downloads

Publicado

20-12-2018

Como Citar

Santos Filho, J. E. dos. (2018). "O que me guia é a memória. E só": O futebol, a paixão pelo Bahia e a catimba nas memórias de Osório Vilas-Boas. Revista Eletrônica História Em Reflexão, 12(24), 132–145. https://doi.org/10.30612/rehr.v12i24.8660