"A Vingança é um prato que se come frio": a construção da paisagem cinemática em Tarantino

Autores

  • Karina Eugenia Fioravante Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Almir Nabozny Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v10i19.8916

Palavras-chave:

Geografia e Cinema. Paisagem cinemática. Linguagem cinematográfica. Subjetividades. Quentin Tarantino.

Resumo

O objetivo desta reflexão é discutir a construção da paisagem cinemática nos filmes Kill Bill vol. 01 e Kill Bill vol. 02 do cineasta norte-americano Quentin Tarantino. Primeiramente, é discutido a especificidade das paisagens cinemáticas no contexto da Geografia. Em um segundo momento, utiliza-se como recurso metodológico elementos próprios da técnica cinematográfica como enquadramentos, planos, ângulos, movimentos de câmera, cor e iluminação e chegou-se a conclusão de que os cenários e paisagens que compõe os filmes são criados a partir de práticas diferenciadas que conferem aos filmes paisagens que evidenciam elementos de pertencimento e não pertencimento, de coerência e estranhamento, de linearidade e subversão, bem como, de harmonia e incômodo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

DURGNANT, R. Movie Eye. In: Architectural Review, n. 137, 1965.

ESCHER, Anton. The geography of cinema: a cinematic world. In: Erdkunde, v. 60, n. 04, 2006.

HIGSON, Andrew. The landscape of television. In: Landscape Research, n. 12, v. 03, 1987.

JAMESON, Fredric. The geopolitic aesthetics: cinema and space in the world system. New York: Bloomington, 1992.

KIRSCH, Scott. Spectacular violence, hyper geography, and the question of alienation in Pulp Fiction. In: CRESWELL, Tim; DIXON, Deborah. Engaging film: geographies of mobility and identity. Maryland: Rowan and Littlefield Publishers, 2002.

LUKINBEAL, Chris. Teaching historical geographies of American film production. In: Journal of Geography, v. 101, n. 06, 2002.

LUKINBEAL, Chris. The rise of regional film production centers in North America. In: GeoJournal, v. 59, n. 04, 2003.

LUKINBEAL, Chris. Cinematic landscapes. In: Journal of Cultural Geography, v. 23, n. 01, 2005.

MITCHELL, Don. Cultural Geography: a critical introduction. Oxford: Blackwell Publishers, 2000.

NIETSCHMANN, Bernard. Authentic, State, and Virtual Geography in film. In: Wide Angle, n. 15, v. 04, 1993.

Downloads

Publicado

2019-07-30

Como Citar

Fioravante, K. E., & Nabozny, A. (2019). "A Vingança é um prato que se come frio": a construção da paisagem cinemática em Tarantino. ENTRE-LUGAR, 10(19), 298–318. https://doi.org/10.30612/el.v10i19.8916

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)