Deslocamento(s) e impactos sociais (negativos) na zona de fronteira Brasil/Bolívia: considerações acerca do anel rodoviário de Corumbá/MS, uma infraestrutura atinente a rota bioceânica

Autores

  • Roberto Mauro da Silva Fernandes Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (Paraná)

DOI:

https://doi.org/10.30612/el.v9i17.8560

Palavras-chave:

Rota Bioceânica. Zona de Fronteira Brasil/Bolívia. Logística. Integração Regional.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar as interações espaciais e os impactos sociais decorrentes da implantação da rede técnica destinada a compor o conjunto de elementos da Rota Bioceânica, esta que está umbilicalmente vinculada a Zona de Fronteira do Brasil/Bolívia, localizada respectivamente no estado de Mato Grosso do Sul e na Província de Germán Busch (vinculada ao Departamento de Santa Cruz). Especificamente buscamos discutir a relação entre a cidade de Corumbá/MS e o anel rodoviário que conecta a BR-262 no Brasil à rodovia bioceânica em solo boliviano. De acordo com nossa pesquisa, o equipamento cumpre débil e perigosa função no sistema de circulação internacional que está sendo erigido.

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Biografia do Autor

Roberto Mauro da Silva Fernandes, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (Paraná)

Pós-Doutorando em Geografia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO (Paraná), Doutor em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados, mestre em Geografia pela Universidade Federal da Grande Dourados e graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Bolsista CAPES do Programa Nacional de Pós-Doutorado - PNPD. 

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Publicado

2018-06-08

Como Citar

Fernandes, R. M. da S. (2018). Deslocamento(s) e impactos sociais (negativos) na zona de fronteira Brasil/Bolívia: considerações acerca do anel rodoviário de Corumbá/MS, uma infraestrutura atinente a rota bioceânica. ENTRE-LUGAR, 9(17), 136–162. https://doi.org/10.30612/el.v9i17.8560

Edição

Seção

Artigos