TEMAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA GEOGRAFIA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA

Autores

  • Francisco Mendonça Professor da Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2005.0202.0001

Resumo

A formação em nível de pós-graduação brasileira tem uma historia muito curta e muito recente. Ela apresenta aspectos contraditórios que revelam ao mesmo tempo boa qualidade de formação, alta concentração espacial e considerável rigidez no sistema de avaliação. A geografia, neste contexto, repercute problemas e vantagens que refletem o geral deste nivel de formação, além de aspectos próprios de sua identidade disciplinar. Uma reflexão acerca das categorias e dos processos de analise geográfica evocados pelos cursos e programas stritu sensu em desenvolvimento no Brasil possibilitaram traçar um perfil da abordagem geográfica na pós-graduação no país. ‘As categorias ambiente, espaço e território, as mais evocadas, associam-se processos tais como gestão, desenvolvimento, organização, ordenamento e planejamento, o que revela uma clara resposta da academia às preocupações atuais da sociedade. Como principaís desafios ao aperfeiçoamento da geografia na pós-graduação aparecem, dentre outros, a busca por caminhos alternativos para atender à demanda do hinterland brasileiro, particularmente da Amazônia, e a criação de cursos voltados à analise geográfica na escala da nação

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Publicado

2017-07-15

Como Citar

Mendonça, F. (2017). TEMAS, TENDÊNCIAS E DESAFIOS DA GEOGRAFIA NA PÓS-GRADUAÇÃO BRASILEIRA. Revista Da ANPEGE, 2(02), 7–20. https://doi.org/10.5418/RA2005.0202.0001

Edição

Seção

Artigos