O POTENCIAL DO PROGRAMA VILAS RURAIS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL

Autores

  • Rosana Zafalon Especialista em Educação Ambiental pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas do Paraná. Mestranda do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Av. Cel. Francisco H dos Santos, 100 – Centro Politécnico. Sala 108 do Edifício João José Bigarella (Prédio novo do Setor de Ciências da Terra). CEP 81531-980 Caixa Postal 19001 Curitiba – Paraná. Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0014

Resumo

As políticas de desenvolvimento rural, inicialmente, tinham enfoque centrado na modernização agrícola. Posteriormente, especialmente dos anos 90 em diante, novas temáticas foram introduzidas, a fim de se adequar às políticas de desenvolvimento rural, às transformações pelas quais esse meio tem passado, tais como o aumento da pluriatividade e das atividades não agrícolas. É nesse contexto que, na segunda metade da década de 1990, se implanta o Programa Vilas Rurais. Acreditava-se que através das vilas rurais os trabalhadores rurais poderiam adotar novas estratégias de geração de renda, principalmente através da pluriatividade. Estudos demonstram que houve melhoria das condições de habitação e de saúde dos vileiros, no entanto, a elevação da renda foi pouco expressiva na maior parte dos casos. Na Vila Rural Povo Irmão, localizada no município de Japira, observou-se que seus moradores conseguiram melhorar suas condições de vida, especialmente em relação a aquisição da casa própria. Já em termos de renda, verifcou-se que não ocorreu um aumento signifcativo. Para melhorar a renda das famílias é necessário que se promova a capacitação dos agricultores através de serviços de assistência técnica, possibilitando, desse modo, a adequada exploração agrícola dos lotes. O Programa Vilas Rurais não é um programa de reforma agrária, mas pode trazer resultados positivos para os trabalhadores rurais que não se encaixariam em um programa tradicional de reforma agrária, por não desejarem viver somente da exploração agrícola. No caso do município de Japira, um estudo comparativo mostra que o Programa Vilas Rurais foi mais eficaz que o programa de reforma agrária, pois os moradores da Vila Povo Irmão e do Assentamento Marimbondo apresentam condições sociais e econômicas semelhantes. No entanto, o Programa Vilas Rurais requer menores investimentos e ainda constitui uma via não conflitiva para melhorar as condições de vida no campo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Zafalon, R. (2017). O POTENCIAL DO PROGRAMA VILAS RURAIS NA PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO RURAL. Revista Da ANPEGE, 11(16), 343–371. https://doi.org/10.5418/RA2015.1116.0014

Edição

Seção

Artigos