GEOGRAFIAS, IMAGENS E LITERATURA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS

Autores

  • Cláudio Benito Ferraz Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP), Professor do Departamento de Educação da UNESP/Campus de Presidente Prudente. UNESP/Campus de Presidente Prudente. Rua Roberto Simonsen, n. 305, Jardim das Rosas – Presidente Prudente – SP. CEP: 19060-900.
  • Eguimar Felício Chaveiro Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Programa de Pós-Graduação em Geografia do IESA/UFG. Universidade Federal de Goiás (UFG). Instituto de Estudos Sócio-Ambientais (IESA). Campus Samambaia. Av. Esperança, s/n. Goiânia – GO. CEP: 74690-900.
  • Flaviana Gasparotti Nunes Doutora em Geografia pela UNESP/Presidente Prudente. Professora do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFGD. Coordenadora da Rede Internacional de Pesquisa Imagens, geografias e educação. Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Faculdade de Ciências Humanas. Rod. Dourados – Itahum, km 12. Cidade Universitária – Dourados – MS. CEP: 79804-970.
  • Julio Cesar Suzuki Doutor em Geografia Humana pela Universidade de São Paulo (USP). Professor do Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo (USP). Universidade de São Paulo (USP). FFLCH – Departamento de Geografia. Av. Prof. Lineu Prestes, n. 338. Cidade Universitária – São Paulo – SP. CEP: 05508-000.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0016

Resumo

 

Este artigo visa apresentar as análises dos coordenadores do Grupo de Trabalho “Geografias, imagens e literatura: interlocuções possíveis” que ocorreu no interior do XI ENANPEGE, realizado na cidade de Presidente Prudente (SP) em outubro de 2015. O texto discorre, por meio de tabelas, a sistematização dos principais aspectos que se destacaram do conjunto de vinte trabalhos aprovados, desde suas linhas temáticas, as linguagens artísticas que abordaram, os referenciais teóricos e metodológicos, as concepções de geografia e os centros de origem das pesquisas; no final desenvolvemos análises a partir dos elementos teóricos e políticos que se relacionam com a questão da linguagem científica da Geografia no encontro com as linguagens artísticas das literaturas e das imagens, de maneira melhor pontuar o atual estado de desenvolvimento desses estudos, seus limites e possibilidades para o futuro da ampliação das pesquisas em Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Ferraz, C. B., Chaveiro, E. F., Nunes, F. G., & Suzuki, J. C. (2017). GEOGRAFIAS, IMAGENS E LITERATURA: DIÁLOGOS POSSÍVEIS. Revista Da ANPEGE, 12(18), 309–330. https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0016

Edição

Seção

Artigos