GEOGRAFIA E PODER: CONFLITOS, RESISTÊNCIAS E CONTRA PODERES TERRITORIAIS

Autores

  • Márcia da Silva Doutora em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Docente no Programa de Pós-graduação em Geografia da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), Campus Cedeteg, Departamento de Geografia, Rua: Simeão C. Varela de Sá, n. 3, Vila Carli, CEP: 85040-080, Guarapuava/PR.
  • Francisco Fransualdo Azevedo Doutor em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia. Docente no Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes. Departamento de Geografia, Campus Universitário. Av. Salgado Filho, 3000, Caixa Postal 1524, CEP: 59078-970 – Natal – RN.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0009

Resumo

Este texto é resultado do debate realizado no Grupo de Trabalho “Geografia e poder: conflitos e resistências/contra-poderes territoriais” realizado no XI Enanpege, em 2015, em Presidente Prudente, São Paulo. O grupo foi responsável pelo debate e socialização das reflexões sobre o processo de construção do conhecimento no âmbito da Geografia e sua vinculação às relações de poder, bem como às resistências territoriais e aos contra-poderes numa perspectiva multiescalar e de base local. Neste sentido, nos fundamentamos em experiências efetivadas pelos membros do grupo e por estudos elaborados por outros estudiosos brasileiros e estrangeiros, bem como pela aproximação no plano teórico e metodológico, destacando-se os sentidos políticos de cada concepção. A proposta do grupo de trabalho, então, buscou direcionar a pluralidade conceitual do poder na Geografia, o território, a territorialidade e as escalas territoriais nas interações espaciais. É neste sentido que os conflitos, os consensos e os agentes envolvidos asseguram a inter e a multiescalaridade pelas inovações (i) materiais que permitem a organização do espaço a partir ou não de suas resistências.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Como Citar

Silva, M. da, & Azevedo, F. F. (2017). GEOGRAFIA E PODER: CONFLITOS, RESISTÊNCIAS E CONTRA PODERES TERRITORIAIS. Revista Da ANPEGE, 12(18), 163–184. https://doi.org/10.5418/RA2016.1218.0009

Edição

Seção

Artigos