ETNOCARTOGRAFIA NA COSTA PACIFICA DA COLÔMBIA. RE-MAPEANDO A RURALIDADE NO MUNICÍPIO DE LOPEZ DE MICAY CAUCA

Autores

  • Jesica Wendy Beltrán Mestre pela Universidade Federal de Santa Maria, RS, Brasil. Professora no departamento de Engenheria Forestal na Universidade do Cauca. Colombia. Endereço: Carrera 8 c # 23-04, Barrio sindical, segunda etapa, ,Popayan -Cauca , Colombia; Código postal: 190003.
  • Cesar De David Pós-doutorado pela Université du Maine-Le Mans (Franca). Professor associado pela Universidade Federal de Santa Maria, e líder do Grupo de Pesquisa em Educação e Território-GPET. Endereço: Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Departamento de Geociências. Av. Roraima - Prédio 17 - Sala 1017, Cidade Universitária, 97105-900 - Santa Maria, RS – Brasil. Universidade Federal de Santa Maria, RS.

DOI:

https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0017

Resumo

A Etnocartografa na Costa Pacífca da Colômbia é uma pesquisa que tem como área de estudo o Pacifco Caucano e mais especifcamente o município de Lopez de Micay. Por suas características de floresta úmida tropical, por sua grande biodiversidade, por albergar comunidades ancestrais negras e indígenas, pela pobreza e pela violência armada, o Pacifco se converte em um lugar único, sendo este o ponto de partida para as nossas reflexões sobre a ruralidade na contemporaneidade. A Cartografa Social como metodologia, representou um instrumento central para revelar o conhecimento local sobre o uso do espaço de floresta por parte das comunidades negras, sendo este o grupo étnico de estudo. Dessa forma o objetivo central se focou em analisar e reconstruir com a comunidade afrocolombiana, por meio da Cartografa Social, o conceito de Ruralidade, o qual teve como resultado os encontros e desencontros entre o saber local e saber da “ciência”, mostrando que esta última carece de ferramentas e elementos de análises para poder explicar a ruralidade neste espaço.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2017-06-29

Como Citar

Beltrán, J. W., & De David, C. (2017). ETNOCARTOGRAFIA NA COSTA PACIFICA DA COLÔMBIA. RE-MAPEANDO A RURALIDADE NO MUNICÍPIO DE LOPEZ DE MICAY CAUCA. Revista Da ANPEGE, 12(19), 409–435. https://doi.org/10.5418/RA2016.1219.0017

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)