Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL)

Autores

  • Márcio Dias Pereira Universidade Federal de Viçosa
  • Sebastião Martins Filho Universidade Fderal de Viçosa

Palavras-chave:

Qualidade fisiológica, Germinação, Vigor

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo verificar o efeito do volume de água e do período de embebição no teste de condutividade elétrica para avaliar o vigor de quatro lotes de sementes de cubiu e relacionar esses resultados com os testes de germinação, primeira contagem, comprimento de plântula, emergência e índice de velocidade de emergência. O teste de condutividade elétrica foi realizado com 4 repetições de 50 sementes embebidas em 30 e 50 mL de água destilada, a 30º C, por  2, 4, 8,10, 12, 24 e 48 horas. O teste de condutividade elétrica foi eficiente para a avaliação do vigor de sementes de cubiu. Para se obter melhor estratificação dos lotes em níveis de vigor, recomenda-se utilizar amostras de 50 sementes, embebidas em 30 mL de água destilada e avaliar a condutividade elétrica após duas horas de embebição.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Dias Pereira, Universidade Federal de Viçosa

Engenheiro Agrônomo pela UFES, Mestrado e doutorado pela UFV com atuação nas áreas de produção vegetal, produção, tecnologia e fisiologia de sementes e agroenergia.

Downloads

Publicado

2012-05-10

Como Citar

Pereira, M. D., & Martins Filho, S. (2012). Adequação da metodologia do teste de condutividade elétrica para sementes de cubiu (Solanum sessiliflorum DUNAL). Agrarian, 5(16), 93–98. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/707

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia