Efeito da suplementação no pré-parto e idade a desmama sobre peso e proporção dos cortes da carcaça de cordeiros

Edson Ramos de Siqueira, Sarita Bonagurio, Simone Fernandes, Aline Aparecida de Oliveira, Gilberto Teixeira da Rosa

Resumo


Resumo. O trabalho teve como objetivo estudar o efeito da suplementação da ovelha no pré-parto, sobre o peso e proporção de cortes da carcaça de cordeiros desmamados
com diferentes idades e abatidos com 30 kg de peso vivo. Foram utilizados 22 cordeiros, filhos de carneiro Ile de France e ovelhas mestiças Ile de France x Bergamácia, distribuídos nos seguintes tratamentos: T1 – cordeiros, filhos de ovelhas suplementadas 30 dias antes do parto e desmamados com 45 dias de idade; T2 - idem ao T1, porém desmamados aos 60 dias de idade; T3 – cordeiros, filhos de ovelhas não    uplementadas antes do parto e desmamados aos 45 dias de idade e T4 – idem ao T3, porém desmamados aos 60 dias de idade. Os cordeiros permaneceram na pastagem junto com as respectivas mães até o desmame, e após foram confinados em baias coletivas. Logo depois do abate as carcaças foram pesadas, e então, transportadas para a câmara fria, onde permaneceram por 24 horas. Ao término deste período, foi tomado o peso de carcaça fria e dividida em duas meias carcaças simétricas, e na metade esquerda, registraram-se o peso do pescoço, paleta, costela, baixos, lombo e pernil o que permitiu calcular as percentagens dos cortes em relação à mesma. Verificou-se efeito de tratamento (P<0,05) para peso de pernil, sendo, ovelhas suplementadas (SUPL) (2,24 kg)
e não suplementadas (NS) (2,42 kg) e pescoço com 0,50 e 0,58 kg para 45 ou 60 dias de idade, respectivamente. Nas proporções, houve diferença (P<0,05) entre SUPL e NS para baixos com 14,85 e 13,43% e, para idade à desmama, houve efeito de tratamento para percentagem de pescoço, sendo, 7,71 e 8,66% para 45 ou 60 dias, respectivamente.

Palavras-chave


abate, nutrição, ovinos, rendimentos

Texto completo:

PDF


Revista Agrarian
ISSN da versão impressa: ISSN 1984-252X (Cancelada)
ISSN da versão online: ISSN 1984-2538

 

Licença Creative Commons

Este obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil.