Idade de transplantio e poda de raízes nuas de mudas de beterraba sob manejo orgânico

Autores

  • Diego Mathias Natal da Silva Universidade Federal do Espírito Santo
  • Ricardo Borges Teodoro Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Fábio Luiz de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo
  • Mateus Augusto Lima Quaresma Universidade Federal do Espírito Santo
  • Claudenir Fávero Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Palavras-chave:

Beta vulgaris L., produtividade, sistemas de plantio

Resumo

O cultivo de beterraba é estabelecido de duas formas, por semeadura direta, principalmente quando realizado em grandes áreas, e por meio do transplante de mudas, quando em pequenas áreas. Quando produzidas as mudas em sementeiras (mudas de raízes nuas), ainda há a indagação do ponto ideal de transplante. Com isso, esse estudo foi realizado com objetivo de avaliar o efeito da idade de mudas de beterraba, produzidas em sementeiras, associado ou não à poda de raízes nuas por ocasião do transplantio, sobre o crescimento e rendimento da cultura. Os tratamentos foram constituídos pelas seguintes formas de transplantio de mudas: 20 dias após a semeadura (DAS) sem poda de suas raízes nuas, 20 DAS com poda de raízes, 30 DAS sem poda de raízes, 30 DAS com poda de raízes, 40 DAS sem poda de raízes e 40 DAS com poda de raízes. Foi adicionado um tratamento controle correspondendo à semeadura direta. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos ao acaso, com quatro repetições. Avaliaram-se as seguintes características: diâmetro das beterrabas e número de folhas por planta em diferentes idades; acúmulo de matéria seca na parte aérea por ocasião da colheita; estande por ocasião da colheita; ciclo cultural, da semeadura até a colheita; e produtividade. A prática de poda nas raízes das mudas destinadas ao transplantio não afetou o crescimento e o rendimento da beterraba, ao contrário da idade das mudas destinadas ao transplantio. Ao final do ciclo cultural, mudas de raízes nuas de beterraba transplantadas com idade de 20 e 30 DAS, apresentaram crescimento e rendimento semelhantes aos das plantas de semeadura direta.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Diego Mathias Natal da Silva, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Agronomia (2009) e mestrado em Produção Vegetal (2012) pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Atualmente é doutorando em Produção Vegetal na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Produção Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: olericultura, agroecologia e agricultura familiar

Ricardo Borges Teodoro, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Agrônomo e mestre em Produção Vegetal pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Fábio Luiz de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Licenciatura em Ciências Agrícolas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1998), mestrado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2001) e doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase na Produção Vegetal, atuando principalmente nos temas em Agroecologia: adubação verde, manejo orgânico e arranjos culturais.

Mateus Augusto Lima Quaresma, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (2012) e mestrado em Produção Vegetal pela Universidade Federal do Espírito Santo (2014). Atualmente é doutorando em Produção Vegetal na Universidade Federal do Espírito Santo. Tem experiência na área de Agriculturas, com ênfase no Manejo e produtividade dos Sistemas Agrícolas; atuando principalmente nos seguintes temas: Fitotecnia; Meio ambiente; Agroecologia; Adubação verde; Olericultura; Fruticultura; Manejo e Conservação dos Solos e da Água.

Claudenir Fávero, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Possui graduação em Agronomia (1992), Mestrado (1998) e Doutorado (2001), ambos em Solos, pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente, é Professor Adjunto e Líder do Grupo de Pesquisa em Agroecologia e Campesinato da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri, Revisor da Revista Brasileira de Agroecologia e Membro do Comitê Editorial da Coleção Transição Agroecológica/Embrapa-ABA. Tem experiência e trabalhos publicado em Manejo de Solos, Agroecologia, Agricultura Familiar Camponesa e Desenvolvimento Local/Territorial.

Downloads

Publicado

2015-06-09

Como Citar

Silva, D. M. N. da, Teodoro, R. B., de Oliveira, F. L., Quaresma, M. A. L., & Fávero, C. (2015). Idade de transplantio e poda de raízes nuas de mudas de beterraba sob manejo orgânico. Agrarian, 8(28), 147–154. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/3107

Edição

Seção

Artigo - Fitotecnia