Caracterização hidromorfométrica da bacia do Dourados localizada no centro-sul do Mato Grosso do Sul

Autores

  • Fabiane Kazue Arai Universidade Federal da Grande Dourados
  • Silvio Bueno Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Fabrício Correia de Oliveira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Leonardo de Souza Damália

Palavras-chave:

características fisiográficas, hidrologia, SIG

Resumo

A caracterização de uma bacia hidrográfica consiste na determinação dos parâmetros hidromorfométricos, que são indicadores físicos e hidrológicos da bacia. Esta caracterização tem grande aplicação como indicadores para previsão do grau de vulnerabilidade da bacia a fenômenos como enchentes, inundações, erodibilidade, dentre outros. O presente trabalho teve como objetivo a caracterização física e hidrológica da bacia hidrográfica do rio Dourados, pertinentes aos dados de área de drenagem, perímetro, coeficiente de compacidade, fator de forma, índice de circularidade, declividade média, máxima e mínima, altitude média, máxima e mínima, sinuosidade do rio principal, ordem dos cursos d’água, densidade de drenagem, precipitação, vazão e balanço hídrico. Os resultados permitiram concluir que: a caracterização morfométrica da bacia do rio Dourados aponta para uma bacia de forma alongada; a declividade média da bacia do rio Dourados foi de 2,76%, caracterizando o relevo como plano, com drenagem deficiente e com altitude média de 449,5 m; a bacia hidrográfica do rio Dourados é de quinta ordem; o regime de precipitação apresenta uma oscilação unimodal, com período chuvoso compreendido entre os meses de outubro a março, onde também foram obtidos os maiores valores de vazão; a bacia do rio Dourados apresentou coeficiente de escoamento médio de 0,34.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiane Kazue Arai, Universidade Federal da Grande Dourados

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e atualmente acadêmica do Curso de mestrado em Produção Vegetal na UFGD.

Silvio Bueno Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Dr. da Universidade Federal da Grande Dourados.

Fabrício Correia de Oliveira, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Leonardo de Souza Damália

Engenheiro Agrônomo formado pela Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2012-06-25

Como Citar

Arai, F. K., Pereira, S. B., Oliveira, F. C. de, & Damália, L. de S. (2012). Caracterização hidromorfométrica da bacia do Dourados localizada no centro-sul do Mato Grosso do Sul. Agrarian, 5(17), 270–280. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1434

Edição

Seção

Artigo - Engenharia Agrícola

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)