Vazão específica e precipitação média na bacia do Ivinhema

Autores

  • Luis Fernando de Stefano Ermenegildo Universidade Federal da Grande Dourados
  • Silvio Bueno Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Fabiane Kazue Arai Universidade Federal da Grande Dourados
  • Derek Brito Chaim Jardim Rosa Universidade Federal da Grande Dourados

Palavras-chave:

comportamento hidrológico, disponibilidade hídrica, recursos hídricos

Resumo

A bacia do Ivinhema abrange uma área de drenagem de aproximadamente 44.996,7 km2 e é responsável pela sustentabilidade de 25 municípios situados na bacia, sendo a segunda maior bacia do Estado de Mato Grosso do Sul, atendendo, cerca de, 26% da população. Neste trabalho analisou-se a variação da precipitação média anual e da vazão específica média de longa duração na bacia do Ivinhema. Foram analisados os dados pluviométricos e fluviométricos das estações situadas na bacia, sendo a vazão específica média de longa duração obtida dividindo-se a vazão média anual pela área de drenagem da estação fluviométrica considerada e a precipitação média em cada área de drenagem, calculada pelo método do Polígono de Thiessen. Os resultados obtidos permitiram as seguintes conclusões: as precipitações diminuem, de modo geral, das regiões de cabeceiras para a foz do Ivinhema; as vazões específicas médias de longa duração diminuem ao longo do rio principal da bacia em estudo; a maior precipitação média e vazão específica foram encontradas na estação Dourados, com 1.522,5 mm e 14,24 L s-1 km-2, respectivamente, localizada próximo a cabeceira do rio Dourados, afluente direto do rio principal da bacia do Ivinhema.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luis Fernando de Stefano Ermenegildo, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno de graduação da Univeridade Federal da Grande Dourados (UFGD).

Silvio Bueno Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Professor Doutor da Universidade Federal da Grande Dourados.

Fabiane Kazue Arai, Universidade Federal da Grande Dourados

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD). Mestre em Produção Vegetal pela UFGD, e atualmente doutoranda do curso de PG em Produção Vegetal na mesma universidade.

Derek Brito Chaim Jardim Rosa, Universidade Federal da Grande Dourados

Aluno de graduação da Universidade Federal da Grande Dourados.

Downloads

Publicado

2012-09-18

Como Citar

de Stefano Ermenegildo, L. F., Bueno Pereira, S., Arai, F. K., & Brito Chaim Jardim Rosa, D. (2012). Vazão específica e precipitação média na bacia do Ivinhema. Agrarian, 5(18), 428–432. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/agrarian/article/view/1394

Edição

Seção

Notas técnicas

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)