Variabilidade genética de populações oriundas do cruzamento de algodão branco e colorido para melhoria de qualidade de fibra no norte de Minas Gerais
Palavras-chave:
Diversidade genética, Gossypium hirsutum, hibridação controlada, melhoramento genéticoResumo
Com o objetivo de melhorar a qualidade de fibra do algodão colorido, para a região norte de Minas Gerais, foram realizadas hibridações entre quatro genótipos coloridos e seis de fibra branca com qualidade superior. Foram avançadas cinco gerações de 32 populações obtidas e avaliadas quatro características agronômicas, 22 descritores vegetativos e seis características relacionadas a qualidade de fibra destas populações. Houve variabilidade genética para 20 dos descritores utilizados, como para características de folhas, flor, maçã e capulhos de algodão, exceto para localização de nectários e para cor de corola. Formaram-se quatro grupos divergentes para as características quantitativas avaliadas, de acordo com o método de agrupamento do UPGMA, quando considerado 70 % de dissimilaridade genética. De acordo com todas as características avaliadas, foram identificadas quatro populações de fibras coloridas superiores às demais, promissoras ao programa de melhoramento genético do algodoeiro desenvolvido pela EPAMIG, adaptado a esta região de cultivo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores autorizam a publicação do texto na da revista;
É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;
A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;
Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
- Após a publicação, os autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online – em repositórios institucionais, página pessoal, rede social ou demais sites de divulgação científica, desde que a publicação não tenha fins comerciais.