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O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

TIPOS DE MANUSCRITOS ACEITOS PARA PUBLICAÇÃO

Artigo Científico: É o relato completo de um trabalho experimental. Baseia-se na premissa de que os resultados são posteriores ao planejamento da pesquisa.

Comunicação: É o relato sucinto de resultados parciais de um trabalho experimental, dignos de publicação, contendo dados confiáveis e significativos. Levantamentos de dados (ocorrência, diagnósticos, entre outros) também se enquadram nesta modalidade.

 

SUBMISSÃO DOS TRABALHOS

A submissão dos trabalhos é feita exclusivamente através do sistema Open Journal Systems (OJS). A submissão envolve dois passos principais: a inclusão dos metadados e a transferência (upload) do manuscrito para o sistema.

 

Escolha da Seção

Na submissão, deve ser escolhida a seção a qual o manuscrito deve ser considerado no processo editorial.


Condições para submissão

O autor deve assegurar que as condições para submissão foram atendidas.


Declaração de Direito Autoral

Os autores devem concordar com os termos da Declaração de Direito Autoral.
 

Transferência do manuscrito
 
O arquivo principal deve ser transferido no OJS seguindo as diretrizes de Avaliação as Cegas.
 
 

Preenchimento dos metadados:

Idioma do formulário

Os metadados devem ser preenchidos em Português e Inglês. Os autores devem preencher os campos no idioma selecionado, salvar as alterações e depois escolher o outro idioma e clicar em "Submeter" para preenchimento dos dados no segundo idioma. Após alimentar a página com os metadados nos dois idiomas, o autor deve clicar em "Salvar e continuar".

Identificação dos autores

  1. Os nomes e sobrenomes de autores devem ser preenchidos em caixa baixa, somente com as iniciais em maiúsculo;
  2. Os sobrenomes devem estar no campo correto, sendo permitido somente o último sobrenome no último campo. No campo "nome do meio" devem constar as preposições de, dos (se for o caso). Exemplo: Maria da Silva dos Santos. Nesse caso o nome do meio deverá ser preenchido com "da Silva dos" e o sobrenome somente "Santos";
  3. Informar o e-mail ativo de todos os autores;
  4. É obrigatório informar o ORCID iD de todos os autores. Para maiores informações acesse: https://orcid.org/;
  5. É obrigatório preencher o campo URL deve ser preenchido com o link do currículo Lattes de cada autor;
  6. O campo Instituição/Filiação deve ser preenchido com o nome completo da entidade e entre parênteses a sigla. Exemplo: "Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)";
  7. Selecionar o país da instituição a qual os autores são filiados;
  8. É obrigatório inserir um breve Resumo da Biografia dos autores incluindo o último grau acadêmico obtido ou em andamento (Titulação, área, instituição) e Instituição em que trabalha ou estuda atualmente (Cargo, departamento, instituição).

Título, Resumo, Palavras-chave

  1. Somente a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula exceto no caso de nomes próprios;
  2. O resumo deve ser apresentado em parágrafo único;
  3. As palavras-chave devem ser escritas com letra minúscula e separadas por vírgula. Não devem conter ponto final.

Contribuidores e Agências de Fomento

Os contribuidores e agências de fomento devem ser informados por extenso e a sigla entre parênteses, se for o caso. Exemplo: Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ).

Referências

O campo referências deve ser preenchido em ordem alfabética com separação de uma linha entre referências.

 

DOCUMENTOS SUPLEMENTARES

É obrigatório na submissão o envio da carta de apresentação e indicação dos revisores ad hoc. A carta deve apresentar:

  • Detalhes do manuscrito (título, autores, etc.)
  • Justificar porque a revista deve publicar o artigo, destacando a sua relevância científica, a sua contribuição para as discussões na área em que se insere, o(s) ponto(s) que caracteriza(m) a sua originalidade e o consequente potencial de ser citado.
  • Os autores devem indicar três possíveis revisores para o manuscrito, com os respectivos e-mails e as instituições as quais estão vinculados. 

 

DETALHAMENTO DA ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DE ARTIGO CIENTÍFICO

Idioma

Os manuscritos podem ser redigidos em português ou inglês. Os  manuscritos submetidos em inglês serão direcionados a um processo editorial "fast track", agilizando a resposta aos autores e publicação.

Extensão

O manuscritos submetido como Artigo Científico não deve execeder a 20 páginas, incluindo todos os elementos do texto, inclusive as referências.

Estrutura e Formatação de Artigo Científico

Os trabalhos e ilustrações deverão ser apresentados em Microsoft Word, folha no formato A4, fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas de 1,5, margens de 2cm, com páginas e linhas numeradas (numeração contínua).

Os artigos devem, obrigatóriamente, apresentar as seguintes seções:

Título: 
O título deve ser sucinto e apresentar a ideia geral do trabalho. Somente a primeira letra do título do artigo deve ser maiúscula exceto no caso de nomes próprios. Evitar abreviaturas e nomes científicos no título, exceção para espécies que não possuem nome comum consagrado. Deve ser negritado, centralizado e não ultrapassar 100 caracteres com espaços.  Deve ser escrito em português e inglês (caso o artigo seja redigido em português) ou em inglês e português (caso o artigo seja redigido em inglês).

Resumo (em português e inglês)

Deve conter, no máximo, 250 palavras. Deve ser apresentado em parágrafo único e conter os seguintes elementos: breve introdução, objetivo, metodologia, resultados e conclusão. Os trabalhos submetidos em português deverão conter resumo em inglês, assim como, os submetidos em inglês deverão conter resumo em português.
 

Palavras-chave (em português e inglês)

Imediatamente após o resumo, forneça no mínimo três e no máximo cinco palavras-chave, em ordem alfabética, em letra minúscula e separadas por vírgula. Não devem repetir palavras do Título. Essas palavras-chave serão usadas para fins de indexação.

Introdução

Explanação concisa, na qual são estabelecidas as informações que nortearam o trabalho, com base na revisão de literatura atualizada; sua pertinência e relevância. Ao final do item devem ser apresentados de forma clara os objetivos do trabalho.

Materiais e Métodos

Citar o desenho experimental, o material envolvido, a descrição dos métodos usados ou referenciar corretamente os métodos já publicados. Usar subtítulos apenas quanto estritamente necessário. Os trabalhos envolvendo experimentação animal (em acordo com a lei nº 11.794/08) deverão apresentar o número da autorização da Comissão de Ética no Uso de Animais, devendo este constar nesta seção. Não deverão ser utilizados nomes comerciais de produtos, mas sim o nome técnico e/ou princípio ativo, com as devidas especificações.

Resultados

Apresentar clara e objetivamente os principais resultados encontrados.

Discussão

Discutir somente os resultados obtidos no trabalho, sempre com base na literatura atualizada e pertinente.

Obs.: As seções Resultados e Discussão poderão ser apresentadas em conjunto.

Conclusões 

As conclusões devem estar apoiadas nos dados da pesquisa executada, escritas de forma sucinta, sem apresentar abreviações no texto.

Agradecimentos

Quando houver, mencionar a fonte financiadora do trabalho ou outro motivo do agradecimento.

Ilustrações

Toda ilustração (tabela e figura) que já tenha sido publicada em outro periódico científico deve conter, abaixo da legenda, dados sobre a fonte (autor, data) e a correspondente referência deve figurar na lista bibliográfica final.

Tabelas

É imprescindível que todas as tabelas sejam digitadas segundo menu do Word "Inserir Tabela", em células distintas (não serão aceitas tabelas com valores separados pelo recurso ENTER ou coladas como figura). Tabelas e figuras enviadas fora de normas serão devolvidas para adequação. Usar linhas horizontais na separação do cabeçalho e no final da tabela. A legenda recebe inicialmente a palavra Tabela, seguida pelo número de ordem em algarismo arábico e ponto, grafados em negrito (Ex: Tabela 1. Desempenho de suínos desmamados alimentados com diferentes níveis de soro de leite). Abaixo da última linha da tabela poderão ser apresentadas as notas de rodapé em fonte Times New Roman, tamanho 8.

Figuras

Fotografias, gráficos, fluxogramas, esquemas, etc. Devem ser elaborados em editor gráfico com qualidade de pelo menos 300 dpi e em extensão JPEG. As unidades, a fonte (Times New Roman) e o corpo das letras em todas as figuras devem ser padronizados e de tamanho compatível com o texto. As figuras devem ser inseridas imediatamente após sua chamada no texto. As legendas recebem inicialmente a palavra Figura, seguidas do número de ordem em algarismo arábico e ponto, grafados em negrito. (Ex: Figura 1. Turnover do carbono na mucosa intestinal de leitões alimentados com glutamina).

Referências

  • As referências devem apresentadas em conformidade com a norma ABNT NBR 6023
  • Não deve exceder o limite de 25 referências bibliográficas.
  • Devem ser apresentadas em ordem alfabética dos sobrenomes dos autores, separados por ponto-e-vírgula, sem numeração.
  • Devem apresentar os nomes de todos os autores da obra.
  • Devem conter os títulos das obras ou dos periódicos grafados em negrito.
  • Os títulos dos periódicos não devem ser abreviados.
  • Todas as referências devem registrar uma data de publicação, mesmo que aproximada.
  • Devem ser separadas por espaçamentos de 6 pontos após o parágrafo.
  • Ao menos 70% da bibliografia citada deve ser proveniente de periódicos científicos, sendo 30% desta, dos últimos cinco anos.

Exemplos:

Periódicos

HEREDIA ZÁRATE, N. A.; VIEIRA, M. C.; GRACIANO, J. D.; HELMICH, M; GASSI, R. P.; SOUZA, C. M. Produção do taro Chinês em cultivo solteiro e consorciado com chicória. Ciência e Agrotecnologia, v.31, n.5, p.1558-1562, 2007. 

Livros:

BISCARO, G. A. Meteorologia Agrícola Básica. 1. ed. Cassilândia: UNI-GRAF Gráfica e Editora União Ltda., 2007. 86 p.

Dissertações e Teses:

MECHI, I. A. Atributos químicos do solo, produtividade da soja e infestação de plantas daninhas em função de anos de milho consorciado com Brachiaria ruziziensis. 2017. Ano de Obtenção: 2017. 52 f. Tese (Doutorado em Agronomia) – Universidade Federal da Grande Dourados, 2017.

Documentos Eletrônicos:

JONHNSON, T. Indigenous people are now more cambative, organized. Miami Herald, 1994. Disponível em: https://pib.socioambiental.org/en/Who_are_they%3F. Acesso em: 20/01/2020.

 

DETALHAMENTO DA ESTRUTURA E FORMATAÇÃO DE COMUNICAÇÃO

Deve conter Título (Português e Inglês), Resumo, Palavras-chave, Abstract, Key words. Texto (sem distinção das secões, porém com introdução, material e métodos, resultados e discussão e conclusão), Agradecimentos (quando houver), Referências. Quando a comunicação for redigida em português deve conter um "Abstract" e quando redigida em inglês deve conter um “Resumo”. O número total de páginas não deve exceder a 10.

 

OUTRAS INFORMAÇÕES

Após a avaliação e aceite do trabalho para publicação, provas definitivas do artigo, em formato PDF, serão enviadas para uma última correção pelos autores, assim erros nessa última forma serão de total responsabilidade dos autores. 

Todos os conteúdos apresentados nos artigos publicados na Revista são de exclusiva responsabilidade dos autores e a reprodução dos trabalhos é permitida, desde que seja citada a fonte.

Qualquer inclusão, exclusão ou alteração na ordem dos autores deverá ser notificada mediante ofício assinado por todos os autores (inclusive do autor excluído).

Caso as correções não sejam retornadas à Revista Agrarian no prazo máximo de 30 dias, a tramitação do artigo poderá ser automaticamente cancelada. O não atendimento das solicitações dos consultores sem justificativas também leva ao cancelamento automático do artigo no sistema de submissão.

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista.
  2. Os nomes e sobrenomes de autores foram preenchidos em caixa baixa, somente com as iniciais em maiúsculo.
    Foi informado o ORCID iD e o link do currículo Lattes de todos os autores.
    A Instituição/Filiação foi preenchida com o nome completo da entidade e entre parênteses a sigla.
    O país da instituição a qual os autores são filiados foi preenchido. 
    O breve Resumo da Biografia dos autores foi inserido.
  3. Os metadados título do trabalho, resumo e palavras-chave foram preenchidos em português e inglês.
  4. O manuscrito está escrito em fonte Times New Roman, tamanho 11, espaçamento entre linhas de 1,5, margens de 2cm, com páginas e linhas numeradas (numeração contínua). As figuras e tabelas estão inseridas no texto, e não no final do documento como anexos.

  5. Os arquivos para submissão estão em formato LibreOffice Writer, Microsoft Word, OpenOffice ou RTF (desde que não ultrapassem 2MB). As URLs para as referências foram informadas quando necessário.
  6. O manuscrito segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na seção Sobre a Revista.
  7. A identificação de autoria do manuscrito foi removida do arquivo e da opção Propriedades no documento, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis em Assegurando a Avaliação Cega por Pares.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  • Autores autorizam a publicação do texto na da revista;

  • É reservado aos editores o direito de realizar ajustes textuais e de adequação às normas da publicação;

  • A Agrarian não se responsabiliza pelas opiniões, ideias e conceitos emitidos nos textos, por serem de inteira responsabilidade de seus autores;

  • Autores garantem que a contribuição é original e inédita e que não está em processo de avaliação em outro periódico;

  • Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.

  • Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.

  • Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) somente após a sua publicação.

 

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