Trabalhadores livres no “Baixo Paraguai” do Império do Brasil

Autores

  • Divino Marcos de Sena Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Trabalhadores livres e pobres. “Baixo Paraguai”. Século XIX.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal apresentar um breve panorama sobre a presença e participação de trabalhadores livres e pobres na região que era conhecida, no século XIX, como Baixo Paraguai. Nesse sentido, procuro, primeiramente, caracterizar aquele território pertencente à capitania e depois província de Mato Grosso, bem como as características da sua população para o período que antecede a Guerra do Paraguai (1864-1870). Feito isso, discuto a presença de homens livres e pobres no desenvolvimento de algumas atividades. A proposta do presente estudo é demonstrar que mesmo presentes numa sociedade escravista, homens livres e pobres tiveram participação na dinâmica da região.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Divino Marcos de Sena, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em História pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal; Mestre em História pela Universidade Federal da Grande Dourados; Professor Substituto na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - Campus do Pantanal.

Downloads

Publicado

2010-12-30

Como Citar

Sena, D. M. de. (2010). Trabalhadores livres no “Baixo Paraguai” do Império do Brasil. Fronteiras, 12(22), 153–173. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/865