Cabrião: o debate político no Segundo Reinado por meio das caricaturas de Angelo Agostini

Autores

  • Danilo Aparecido Champan Rocha Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Sandra de Cássia Araújo Pelegrini Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8633

Palavras-chave:

História Cultural. Segundo Reinado. Imprensa Ilustrada. Cabrião.

Resumo

A fundação do Cabrião (1866-1867), segunda revista ilustrada e humorística de São Paulo, editada por Américo de Campos, Antonio Manoel dos Reis e Angelo Agostini, consolidou o potencial da combinação da linguagem verbovisual para noticiar os principais acontecimentos citadinos, os debates políticos e os eventos culturais. A caricatura, técnica de deformação do real por meio do ridículo e da derrisão do objeto retratado, abrangeu o acesso das discussões da imprensa à um público não-letrado e permitiu intensificar a difusão de valores e ideias através de sua mordacidade cáustica. Nesse sentido, o periódico paulistano ilustrado criticou seus adversários políticos, principalmente, os conservadores e os jesuítas, considerados como obstáculos para o “progresso civilizatório”. Identificados com o ideário liberal, os redatores defenderam a descentralização política, o ensino laico, a supressão do poder moderador, entre outras medidas, o que muitas vezes ocasionou problemas políticos com seus próprios correligionários. Por fim, a oposição de diversos segmentos sociais da província de São Paulo contra a continuidade da circulação do Cabrião provocou uma crise financeira que impediu a produção de uma segunda série.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Danilo Aparecido Champan Rocha, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutorando em História pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em História pela UEM.

Sandra de Cássia Araújo Pelegrini, Universidade de São Paulo (USP)

Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo (USP); Pós-Doutorado em Patrimônio Cultura pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Docente do Departamento de História da Universidade Estadual de Maringá (UEM) onde atua no Ensino de Graduação em História, Arquitetura e Urbanismo, Artes Visuais, e no Programa de Pós Graduação em História da UEM (Mestrado e Doutorado).

Downloads

Publicado

2018-08-22

Como Citar

Rocha, D. A. C., & Pelegrini, S. de C. A. (2018). Cabrião: o debate político no Segundo Reinado por meio das caricaturas de Angelo Agostini. Fronteiras, 20(35), 46–67. https://doi.org/10.30612/frh.v20i35.8633

Edição

Seção

DOSSIÊ 13: HUMOR GRÁFICO, POLÍTICA E HISTÓRIA I