Notas sobre a história episcopal no século XIX: a criação da diocese do Piauí

Autores

  • Marcelo de Sousa Neto Universidade Estadual do Piauí

Palavras-chave:

Religião. Igreja. Piauí. Século XIX.

Resumo

Estudos sobre a história das religiões e das manifestações religiosas no Piauí tem sido temas pouco abordados pela pesquisa historiográfica, sobretudo no que se refere à sua história episcopal. O presente artigo apresenta um estudo acerca da temática, enfocando as lutas pela criação do Bispado do Piauí ao longo do século XIX, cuja relação com a vida social e política local foi intensa, articulada à própria história da Igreja no Brasil, bem como às manifestações da religiosidade de seu povo. A pesquisa utilizou por fontes as correspondências entre o executivo e o legislativo e autoridades da hierarquia eclesiásticas, que foram analisados à luz dos conceitos teóricos de Michael de Certeau (1994).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcelo de Sousa Neto, Universidade Estadual do Piauí

Professora Adjunto do curso de História da UESPI, Doutor em História (UFPE), Mestre em Educação (UFPI), Especialista em História (UESPI e UFPI), Graduado em História e Direito (UESPI)

Downloads

Publicado

2010-06-29

Como Citar

Sousa Neto, M. de. (2010). Notas sobre a história episcopal no século XIX: a criação da diocese do Piauí. Fronteiras, 12(21), 83–106. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS/article/view/584

Edição

Seção

DOSSIÊ 03: HISTÓRIA DAS RELIGIÕES E RELIGIOSIDADES