Submissões

Submissões Online

Já possui um login/senha de acesso à revista Fronteiras?
Acesso

Não tem login/senha?
Acesse a página de cadastro

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

 

Diretrizes para Autores

A Revista Fronteiras aceita artigos originais e inéditos de Mestres e Doutores na área de História e disciplinas afins e outros gêneros como resenhas críticas de livros, entrevistas e discussões historiográficas da atualidade.

Excepcionalmente, mestrandos poderão ter seus trabalhos avaliados, desde que apresentados em co-autoria com o orientador do programa de pós-graduação que cursa.

A Revista Fronteiras, desde o ano de 2008, é editada apenas na versão eletrônica (ISSN 2175-0742).  

Para submeter seus originais, os autores deverão acessar o Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER) da UFGD no website http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS. Em caso de dificuldades na operação do sistema, contatar o editor através do endereço eletrônico: revistafronteirasufgd@gmail.com.

A partir do segundo semestre de 2019 todos os autores de artigos devem possuir ORCID. O preenchimento do campo ORCID no cadastro deverá ser obrigatório. O ORCID é um identificador de autor que favorece a visibilidade de seu artigo.

O material para publicação, redigido em português ou espanhol, deve incluir um resumo em português, um resumen em espanhol de até 15 linhas e uma versão do mesmo em inglês (abstract), bem como uma lista de até 5 palavras-chave, palabras clave, bem como sua versão para o inglês (keywords). O título do artigo também deverá ser vertido em português, espanhol e para o inglês.

Os textos para publicação deverão ter entre 21 mil e 45 mil caracteres (aproximadamente 15 – 25 páginas), espaço 1,5, letra Times New Roman, tamanho 12. As resenhas não poderão ultrapassar 5 páginas com as mesmas características, e as obras resenhadas deverão ter, no máximo, 3 anos de publicação.

As margens da página devem ser de 2,5 cm; e o parágrafo iniciado em 1,5 cm. O título e os subtítulos do trabalho devem ser centralizados. Todos os arquivos devem ser salvos na versão “Documento do Word 97-2003”.

Todos os trabalhos serão apreciados pela Comissão Editorial da Revista e submetidos a avaliadores. A Comissão Editorial decidirá sobre a oportunidade da publicação das contribuições recebidas.

Os textos serão submetidos à apreciação de, pelo menos, dois membros do Conselho Editorial da revista, ou avaliadores ad hoc, que podem aprová-los ou recusá-los a partir de critérios relacionados à originalidade, à pertinência, à redação adequada, e ao atendimento às normas de publicação. Em caso de sugestões de modificações nos textos, os editores decidirão sobre a oportunidade, ou não, das suas publicações.

Não deve ser colocado (em hipótese alguma) o(s) nome(s) do(s) autor(es) e demais referências. Para essas informações há um campo próprio na plataforma digital da revista

A Revista compromete-se a informar os autores sobre a publicação ou não de seus artigos.

 

Quanto ao texto, exige-se:

 

a) Nas citações textuais, recomenda-se a norma NBR-10520/2003. A entrada de autores nas referências deverá ser idêntica da citação no texto. O sobrenome do autor deverá ser escrito somente com a primeira letra maiúscula, seguido do ano da publicação da literatura utilizada, como no exemplo: Leite (1998);

b) Caso o nome do autor e o ano estejam entre parênteses, deverão estar separados por vírgula, em letras maiúsculas como no exemplo: (CAVALCANTE, 2013);

c) As citações que contenham até três (3) linhas não serão destacadas em blocos, devendo permanecer com a mesma fonte do texto e entre aspas. Deverão, também, conter a indicação do sobrenome do autor em letras maiúsculas, seguido do ano de publicação e da página utilizada, como no exemplo: (COELHO, 2014, p. 89);

d) As citações contendo mais de três (3) linhas deverão vir destacadas em blocos e recuadas, coincidindo a margem esquerda com a entrada 4 cm e a margem direita com o texto. Deverá ser usada a mesma fonte do texto, porém em tamanho menor, (11) sem aspas e espaçamento simples;

e) Os quadros, as tabelas e as figuras deverão ser numerados em algarismos arábicos (com suas respectivas legendas), incluídos no texto;

f) Os pontos gráficos e as linhas não deverão ser coloridos; deverão estar legíveis e simplificados para facilitar a redução;

g) Utilizar somente notas de rodapé de caráter explicativo, numeradas automaticamente.

h) As referências, contendo somente os autores citados no trabalho, deverão ser apresentadas em ordem alfabética ao final do trabalho.

i) Nas referências bibliográficas (e porventura em notas de rodapé), o nome das obras, periódicos, etc. deverão ser destacados em itálico, NÃO com negrito.

 

A Comissão Editorial não aceitará textos fora das normas estabelecidas acima, reservando-se a decisão final quanto à publicação dos mesmos. Os artigos publicados e a exatidão das referências bibliográficas são de responsabilidade exclusiva do(s) autor(es). Os editores não se responsabilizam pela redação nem pelos conceitos emitidos pelos colaboradores.

 

 

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

  1. A contribuição é original e inédita e não está sendo avaliada por outra revista.

  2. Os arquivos para submissão estão em formato "Documento do Word 97-2003" (desde que não ultrapasse 2MB).

  3. Todos os endereços de páginas da Internet, incluídas no texto (Ex: <http://www.periodicos.ufgd.edu.br/index.php/FRONTEIRAS>) estão ativos e prontos para clicar.

  4. O texto está em espaço 1,5; usa uma fonte de 12-pontos Times New Roman; emprega itálico ao invés de sublinhar (exceto em endereços URL); com figuras e tabelas inseridas no texto, e não em seu final. No máximo 25 páginas.

  5. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos em "Diretrizes para "Autores" na seção Sobre a Revista. 

  6. A identificação de autoria deste trabalho foi removida do arquivo e da opção propriedades do Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos), conforme instruções disponíveis. 

  7. Todos os autores da submissão possuem ORCID. O preenchimento do campo ORCID no cadastro deverá ser obrigatório. O ORCID é um identificador de autor que favorece a visibilidade de seu artigo.
 

Declaração de Direito Autoral

Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:

  1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
  2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
  3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).

 

Política de Privacidade

Fronteiras é uma revista Open Access (acesso livre). Todo o seu conteúdo está livremente disponível sem custo para o usuário ou sua instituição. Os utilizadores  podem ler, baixar, copiar, distribuir, imprimir, pesquisar ou vincular aos textos completos dos artigos nesta revista sem solicitar permissão prévia do editor ou do autor. A Fronteiras está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil. Ao enviar seu trabalho para a Fronteiras, o interessado confirma que é o autor e possui os direitos autorais, confirma também que o conteúdo é original e anteriormente inédito e que concorda com os termos de licenciamento.

 

Aos autores e avaliadores é resguardada a privacidade nos trâmites de avaliação dos trabalhos. Em nenhuma hipótese serão publicizados informações desse gênero.