As “Novas Velhas” Razões da Influência: derradeira homenagem?
DOI:
https://doi.org/10.55761/abclima.v33i19.17710Palavras-chave:
homenagem, depoimento, Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro, Climatologia GeográficaResumo
Trata-se de uma homenagem ao eminente geógrafo Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro (USP), sob a forma de depoimento, a respeito da sua influência na prosaica vida acadêmica de um ex-professor da UNESP (Presidente Prudente e Rio Claro), que escolheu a Climatologia Geográfica como área de estudo e hoje colabora com o Programa de Pós-graduação em Geografia da UFSC (Florianópolis).
Downloads
Referências
ANDRADE, G. O. de. Os Climas. In: Brasil, a terra e o homem, São Paulo: Cia. Editora Nacional, 1972, Vol.1, p. 397-462.
BERGÉ, P.; POMEAU, Y.; DUBOIS-GANCE, M. Dos Ritmos ao Caos. São Paulo: UNESP, 1996.
BLAIR, T. A.; FITE, R. C. Meteorologia. Rio de Janeiro: USAID / Ao Livro Técnico, 1964.
BLOOM, H. A Angústia da Influência: uma teoria da poesia. Rio de Janeiro: Imago, 2002.
CARVALHO, C. M. D. de O Brasil Meridional: estudo econômico sobre os estados do sul – São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Florianópolis: UFSC, 2016.
CHEDE, F. C. Manual de Meteorologia Aeronáutica. Rio de Janeiro: ETA, 1974.
FORSDYKE, A. G. Previsão do Tempo e Clima. São Paulo: USP / Melhoramentos, 1975.
MAKSOUD, H. Hidrologia e Possibilidades Hidrenergéticas da Bacia do Rio de Contas, na Bahia. Rio de Janeiro: IBGE, 1964.
MALDONATO, M. Passagens de Tempo. São Paulo: Edições SESC, 2012.
MENNELLA, C. Il Clima d’Italia. Napoli: Edart, 1967.
MILLER, A. A. Climatología. Barcelona: Ediciones Omega, 1951.
MONTEIRO, C. A. de F. A Frente Polar Atlântica e as Chuvas de Inverno na Fachada Sul-Oriental do Brasil (Contribuição metodológica à análise rítmica dos tipos de tempo no Brasil). São Paulo: USP, 1969.
MONTEIRO, C. A. de F. Análise Rítmica em Climatologia. Climatologia 1, São Paulo: USP, 1971.
MONTEIRO, C. A. de F. A Dinâmica Climática e as Chuvas no Estado de São Paulo: estudo geográfico sob forma de atlas. São Paulo: USP/IG, 1973.
MONTEIRO, C. A. de F. Teoria e Clima Urbano. São Paulo: USP, 1976.
MONTEIRO, C. A. de F. O Estudo Geográfico do Clima. In: Cadernos Geográficos, Florianópolis: UFSC, ano 1, nº 1, 1999, 72 p.
MONTEIRO, C. A. de F. Geossistemas: a história de uma procura. São Paulo: Contexto, 2000.
MONTEIRO, C. A. de F. De Tempos e Ritmos: entre o cronológico e o meteorológico para a compreensão geográfica dos climas. In: Revista Geografia, Rio Claro: AGETEO, vol. 26, nº 3, 2001, p. 131-154.
MONTEIRO, C. A. de F. A Questão Ambiental na Geografia do Brasil: a propósito da “validade”, “espacialização” e “pesquisa universitária”. In: Cadernos Geográficos, Florianópolis: UFSC, nº 5, 2003, 48 p.
MONTEIRO, C. A. de F. Tempo de Balaio. Florianópolis: UFSC, 2008a.
MONTEIRO, C. A. de F. Geografia Sempre: o Homem e seus Mundos. Campinas: Ed. Territorial, 2008b.
MONTEIRO, C. A. de F. O Cristal e a Chama: o sentimento do mundo na comunicação geográfica e na expressão artística nas grandes crises introdutórias às modernidades. Dourados: Ed. UFGD, 2013. (Vol. 1)
MONTEIRO, C. A. de F. O Cristal e a Chama. Curitiba: Ed. CRV, 2014. (Vol. 2)
MONTEIRO, C. A. Revezando o Bastão (um conselho do Mestre ao Discípulo): avançando a pesquisa geográfica sobre a Frente Polar Atlântica no Brasil de Sudeste. Campinas: Edição do Autor, 2015a, (inédito), 25 p.
MONTEIRO, C. A. de F. (org.) A Construção da Climatologia Geográfica no Brasil. Campinas: Alínea, 2015b.
MONTEIRO, C. A. de F. (org.) The Construction of Geographical Climatology in Brazil. Campinas: Alínea, 2015c.
MONTEIRO, C.A. de F. A Geografia Neste Agora E Num Certo Outrora. Florianópolis: UFSC, 2020.
NIMER, E. Clima. In: Novo Paisagens do Brasil, Rio de Janeiro: IBGE, 1974, p. 33-49.
PÉDELABORDE, P. Le Climat du Bassin Parisien, Paris: Éditions Génin, 1957.
PÉDELABORDE, P. Introduction a l’Étude Scientifique du Climat. Paris: SEDES, 1970.
PÉGUY, Ch. P. Précis de Climatologie. Paris: Masson & Cie, Éditeurs, 1970.
PETTERSSEN, S. Introducción a la Meteorología. Madrid: Espasa-Calpe, 1976.
PINNA, M. Climatologia. Torino: UTET, 1977.
PINNA, M. L’Atmosfera e Il Clima. Torino: UTET, 1978.
RETALLACK, B. J. Notas de Treinamento para a Formação do Pessoal Meteorológico Classe IV. Brasília: MA/DNMET/OMM, 1977.
STRAHLER, A. N. Physical Geography. New York: John Wiley & Sons, 1969.
SUDO, H. Metodologia de Classificações Climáticas. In: Boletim do Departamento de Geografia, Presidente Prudente: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, nº 4, 5 e 6, 1972-1974, p. 57-81.
ZAVATINI, J. A. Variações do Ritmo Pluvial no Oeste de São Paulo e Norte do Paraná: eixo Araçatuba – Presidente Prudente – Londrina, 1983. Dissertação (Mestrado). USP, São Paulo.
ZAVATINI, J. A. Dinâmica Atmosférica e Variações Pluviais no Oeste de São Paulo e Norte do Paraná (uma análise temporo-espacial ao longo do eixo Araçatuba – Presidente Prudente – Londrina). In: Boletim de Geografia Teorética, Rio Claro: AGETEO, vol. 15, nº 29-30, 1985, p. 372-387.
ZAVATINI, J. A. A Dinâmica Atmosférica e a Distribuição das Chuvas no Mato Grosso do Sul, 1990. Tese (Doutorado). USP, São Paulo.
ZAVATTINI, J. A. O Paradigma do Ritmo na Climatologia Geográfica Brasileira (teses e dissertações dos programas paulistas de pós-graduação – 1971-2000), 2001. Tese (Livre-docência). UNESP, IGCE, Rio Claro.
ZAVATTINI, J. A. Estudos do Clima no Brasil. Campinas: Alínea, 2004.
ZAVATTINI, J. A. A Razão da Influência: uma teoria do clima. In: Revista Brasileira de Climatologia, Presidente Prudente: ABClima, 2005, p. 146-158.
ZAVATTINI, J. A. As Chuvas e as Massas de Ar no Estado de Mato Grosso do Sul: estudo geográfico com vista à regionalização climática. São Paulo: Editora UNESP, 2009.
ZAVATTINI, J. A. Dinâmica Atmosférica e Análise Rítmica: a contribuição do brasileiro Carlos Augusto de Figueiredo Monteiro à França de Pédelaborde e à Itália de Pinna. In: A Construção da Climatologia Geográfica no Brasil, Campinas: Alínea, 2015, p. 167-192.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença