Analysis of surface thermal behavior for the study of urban heat islands: an experiment using Unmanned Aerial Vehicle (UAV)
DOI:
https://doi.org/10.55761/abclima.v30i18.15101Palavras-chave:
Urban climate, Urban heat islands, Thermography, Drone, UAVResumo
O objetivo deste estudo foi analisar a variação da temperatura superficial horizontal de diferentes tipologias de superfícies por meio de termografias utilizando uma câmera térmica embutida em um veículo aéreo não tripulado (VANT). Foram analisados os dados de temperatura de algumas tipologias de cobertura do solo (asfalto, calçada de cimento, gramado e árvores) e cobertura de edifícios (telhado de cerâmica e telha de cimento). Os resultados mostraram que houve uma maior retenção de calor pelo revestimento asfáltico, seguido pela calçada de cimento. A temperatura do gramado era elevada durante o dia, mas à noite foi a superfície com a menor temperatura entre todas as analisadas. A copa da árvore acumulava menos calor durante o dia e demorava mais para perdê-lo durante a noite, obtendo a menor amplitude térmica. Nas superfícies de revestimento do edifício, enquanto a temperatura da cobertura cerâmica sofreu pouca variação durante o dia, a telha de cimento sofreu uma grande variação, mostrando que não é um bom isolante térmico. A análise episódica do tempo foi determinante para realizar as missões com VANT.
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