TEMPERATURA DO AR NO MEIO URBANO: PRIMEIROS EXPERIMENTOS EM CERES - GOIÁS
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.67321Palavras-chave:
Clima urbano, Ilha de Calor Urbana, ImpermeabilizaçãoResumo
Atualmente as transformações impostas pela ação do homem têm alterado os elementos e características do clima na escala local. Estudos de clima urbano em cidades de pequeno porte (escala local) podem ajudar a responder indagações que persistem na climatologia urbana: a partir de que porte ou grau hierárquico uma cidade brasileira passa a oferecer condições de geração de um clima urbano? Quais as relações entre os atributos geourbanos nessa definição? Dessa forma, o objetivo dessa pesquisa foi de analisar as influências das características geourbanas na variação da temperatura do ar e identificar a variabilidade temporal e espacial das ilhas de calor urbanas na cidade de Ceres – Goiás (ICU). Para tanto, foram instalados quatro termo-higrômetros (Modelo EL-USB-2-LCD), dois metros acima do solo, protegidos por miniabrigos meteorológicos. Os resultados evidenciaram que as características geourbanas influenciaram na variação da temperatura do ar e na intensidade das ICUs. O AP 6, localizado no centro da cidade, área de maior tráfego de veículos, com prédios e casas e área toda pavimentada foi frequentemente mais quente que os outros pontos durante o dia (46,6%) e durante a noite (56%). As ilhas de calor de maiores intensidades foram observadas no período diurno, com máxima de 7,5ºC, enquanto que no período noturno a máxima foi de 3ºC.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença