ALTERAÇÕES NO USO DA TERRA ENTRE 1987 E 2013 E A VARIABILIDADE HIDROLÓGICA NO MÉDIO CURSO DA BACIA DO RIO JACARÉ GUAÇÚ (SP)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v26i0.63905Palavras-chave:
Vazão fluvial, uso da terra, bacia hidrográfica.Resumo
O presente estudo teve como objetivo determinar as alterações no uso da terra entre 1987 e 2013 e analisar suas implicações na variabilidade da vazão fluvial e da precipitação pluviométrica no médio curso da bacia do rio Jacaré Guaçú, localizada no setor central do Estado de São Paulo. Dados hidrológicos, de Sensoriamento Remoto, análise estatística e técnicas de Geoprocessamento foram usadas para atingir o objetivo proposto. Os resultados demonstraram um aumento de cultura temporária, solo exposto, áreas urbanas e silvicultura sobre locais destinados às pastagens, campos, vegetação arbórea, cultura anual, lagos e represas na área de estudo. O teste t de Student usado para comparar a média dos dados hidrológicos (precipitação e vazão) dos anos estudados indicou aceitação da hipótese de aumento significativo da média de descarga fluvial nos meses de junho, julho e agosto de 2013 em função das alterações de uso da terra. O mesmo teste rejeitou a hipótese de variabilidade significativa de médias para a vazão fluvial em maio de 2013 e para os dados de precipitação pluvial dos meses analisados (maio, junho, julho e agosto).Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença