UNIDADES CLIMÁTICAS DO TRIÂNGULO MINEIRO/ALTO PARANAÍBA
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v23i0.58520Palavras-chave:
Classificação climática, temperatura média do mês mais frio, evapotranspiração potencial, sistemas atmosféricosResumo
A classificação climática é considerada um estudo básico para auxílio no planejamento ambiental e econômico, definindo o clima em diversas regiões. Os modelos de classificação permitem uma compreensão sintética das principais características climáticas de uma região. Este trabalho propõe uma nova abordagem de mapeamento das unidades climáticas para a mesorregião do Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba (MG), considerando a temperatura média do mês mais frio, a variação na precipitação pluviométrica, a quantidade de meses secos, as passagens de frentes frias e possibilidade de formação de geadas. Esse sistema de classificação climática possui uma hierarquia, podendo ser dividido em domínios, subdomínios, tipos, subtipos e meso/topoclimas. Para determinar as unidades climáticas foram utilizados dados de sete estações do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e 55 pluviômetros da Agência Nacional de Águas (ANA). Três domínios climáticos foram identificados na área de estudo: Tropical, Tropical Ameno e Subtropical; esses são subdivididos em subdomínios (semiúmido e semiseco), tipos (meridional e setentrional) e subtipos. Esse novo sistema de classificação climática é aperfeiçoado, devido a grande quantidade de dados históricos, podendo ser usados em análises ambientais, didáticas e agrícolas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença