POSSÍVEIS CAUSAS PARA OS ERROS DAS ESTIMATIVAS DO SATÉLITE TRMM – ESTUDO DE CASO NA MICRORREGIÃO DE ITAPARICA-PE
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v21i0.53241Palavras-chave:
precipitação, postos pluviométricos, convectiva, estratiforme.Resumo
Para auxiliar o monitoramento das chuvas, a utilização do satélite Tropical Rainfall Measuring Mission (TRMM) pode contribuir para complementação dos dados oriundos de estações meteorológicas. No entanto, a qualidade das estimativas do satélite pode variam ao longo do tempo e do espaço. Por isso, a proposta dessa pesquisa foi avaliar os erros das estimativas do satélite TRMM na Microrregião de Itaparica e sua relação com alguns fatores. Para isso, foram utilizados dados oriundos das estações pluviométricas disponibilizadas pela Agência Nacional de Águas (ANA) comparando-os com as estimativas totais mensais do satélite TRMM, para avaliar essas diferenças com as taxas de chuvas convectivas e estratiformes disponibilizadas pelo satélite TRMM, tipo de coleta de dados, série histórica e quantidade precipitada. Foi identificado que as diferenças entre as estimativas e os dados possuem variações espaço-temporais de acordo com essas variáveis, porém de maneira diferenciada.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença