CONSIDERAÇÕES SOBRE A VARIABILIDADE NATURAL DAS PRECIPITAÇÕES NO ESPÍRITO SANTO E A “ESTIAGEM” NO BIÊNIO 2014/2015
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v19i0.44930Palavras-chave:
precipitações, variabilidade climática, planejamentoResumo
Este artigo é o resultado de um estudo técnico-científico de caráter preliminar sobre a variabilidade natural das precipitações e a estiagem que ocorreu no Espírito Santo no biênio 2014/2015. O método utilizado foi o de realizar análise histórica dos dados de precipitação, temperatura máxima e mínima dos últimos 30 anos de registro. O cálculo do coeficiente de variação, desvio padrão e linhas de tendência desses dados, através de gráficos, também foram realizados. A conclusão é a de que os registros evidenciam a presença de uma variabilidade natural com ciclos de 4 a 7 anos de aumento das chuvas intercalados com períodos de diminuição, onde pode haver estiagens que podem ocasionar problemas sérios de acesso aos recursos hídricos e conservação da cobertura vegetal nativa.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença