DETERMINAÇÃO DE PADRÕES DE CHUVA CRÍTICA PARA OCORRÊNCIA DE ALAGAMENTOS EM CURITIBA-PR UTILIZANDO REDE NEURAL ARTIFICIAL SOM (Self Organizing Map)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v17i0.41816Palavras-chave:
Alagamentos, Rede Neural, Padrões de ChuvaResumo
Alagamentos e inundações são fenômenos recorrentes principalmente nos meses de verão, cujas consequências acarretam diversos transtornos e perdas materiais para a população afetada. O presente artigo propõe determinar por meio de inteligência artificial os padrões de chuva crítica em Curitiba, procurando estabelecer a relação entre chuva e alagamentos para o município, utilizando como base a integração de informações hidrometeorológicas. Para a construção do modelo foi utilizado os dados de precipitação estimada a partir da integração das informações provenientes de radar meteorológico, satélite e pluviômetros, utilizando o método de Análise Objetiva Estatística (ANOBES). A partir dos dados de estimativas de precipitação foi calculada a chuva média acumulada de 6 em 6 horas, utilizando-se do método de Thiessen. Os resultados gerados por meio da rede neural SOM (Mapas Auto Organizáveis), definiram quais os principais padrões de chuva responsáveis por deflagrar os alagamentos em Curitiba, sendo identificados 2 padrões principais.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença