TENDÊNCIAS E RUPTURAS CLIMATO-HIDROLÓGICAS NO SITIO RAMSAR PARNA PANTANAL (MT, BRASIL)
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v13i0.34111Palavras-chave:
cotas, pluviometria, temperatura, tendências climáticas, zonas úmidas.Resumo
Com o intuito de contribuir com os estudos climato-hidrológicos no sitio Ramsar PARNA Pantanal, conforme as recomendações da Convenção de Ramsar, o presente trabalho analisou séries anuais de dados observados de chuva, temperatura e cotas no período de 1971 a 2011 de estações da sub-bacia do Alto Paraguai. Os dados foram analisados com os testes de Mann-Kendall e Regressão linear para identificação de tendências e Pettitt para verificação de rupturas. Foram constatadas diminuição pluviométrica anual na porção que se estende da Amazônia ao centro do Pantanal e aumento das temperaturas máxima e mínima nas estações de Cáceres (MT) e Cuiabá (MT). O nível d’ água dos rios localizados nas Ottobacias responsáveis pela manutenção do sistema hídrico do sítio Ramsar PARNA Pantanal variou no período estudado. O estudo demonstra o alto grau de vulnerabilidade do sítio Ramsar PARNA Pantanal à variabilidade do clima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença