ESTUDO DA PRECIPITAÇÃO NO ESTADO DE MINAS GERAIS-MG
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v13i0.33345Palavras-chave:
precipitação, estação chuvosa, Estado de Minas GeraisResumo
Com o objetivo de realizar uma caracterização da precipitação no Estado de Minas Gerais (MG), foram utilizados dados diários de precipitação, entre 1990 a 2009, de 335 postos pluviométricos (PP) do sítio da Agência Nacional de Águas (ANA). Determinaram-se (a) as médias mensais, sazonais e anual da precipitação, (b) a possível influência do fenômeno El Niño-Oscilação Sul (ENOS) na precipitação sazonal e (c) a identificação do início e fim da estação chuvosa em MG. Entre os resultados tem-se que os maiores totais de precipitação ocorrem no verão e os menores no inverno e que o setor sul do Estado é o mais úmido. A fase positiva do ENOS (El Niño) não possui influência significativa na precipitação em MG, enquanto que a fase negativa (La Niña) tende a reduzir a precipitação no verão em grande parte do Estado. Em geral, a estação chuvosa em MG inicia entre os dias 13 a 17 de outubro e termina entre os dias 22 a 26 de março.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença