DINÂMICA BIOCLIMÁTICA DA MOSCA NEGRA DOS CITRUS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.5380/abclima.v13i0.32006Palavras-chave:
Bioclimatologia, citricultura, fitossanidade.Resumo
O clima tem influencia direta sobre os animais, considerado um dos principais fatores determinante das zonas biogeográficas no planeta. O excesso de umidade do ar, ocasionado por longos períodos de precipitações, associado as intensas oscilações de temperatura do ar, possuem efeitos diretos sobre a dinâmica populacional dos animais heterotérmicos. Essas influencias interferem em diversos aspectos, em especial na instalação, infestação e disseminação destes animais. A Mosca-negra-dos-citros surgiu no Brasil a partir do Estado do Pará, região amazônica com predomínio de elevada umidade do ar e altas temperaturas, ocasionado consideráveis danos as safras de citros no país. O principal objetivo deste trabalho foi a avaliação de áreas de maiores potenciais de infestação dessa praga agrícola, e suas respectivas dinâmicas sazonais em relação aos fatores do clima.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A aprovação dos artigos implica a aceitação imediata e sem ônus de que a Revista Brasileira de Climatologia terá exclusividade na primeira publicação do artigo. Os autores continuarão, não obstante, a deter os direitos autorais. Os autores autorizam também que seus artigos sejam disponibilizados em todos os indexadores aos quais a revista está vinculada.
Os autores mantém seus direitos de publicação sem restrições
A Comissão Editorial não se responsabiliza pelos conceitos ou afirmações expressos nos trabalhos publicados, que são de inteira responsabilidade dos autores.
A Revista Brasileira de Climatologia oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o entendimento de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento e tende a produzir maior impacto dos artigos publicados. Os artigos publicados na revista são disponibilizados segundo a Licença Creative Commons CC-BY-NC 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/). Segundo essa licença é permitido acessar, distribuir e reutilizar os artigos para fins não comerciais desde que citados os autores e a fonte. Ao submeter artigos à Revista Brasileira de Climatologia, os autores concordam em tornar seus textos legalmente disponíveis segundo essa licença