Determinantes da Intenção Empreendedora entre Estudantes, Microempreendedores Tradicionais e Empreendedores Universitários, no Entorno de uma Incubadora Tecnológica
Keywords:
Comportamento Empreendedor, Modelo Econômico-Psicológico do Empreendedor Universitário, Ambientes Promotores de Inovação, Educação EmpreendedoraAbstract
A literatura especializada reconhece a importância cada vez maior das pequenas e micro empresas na geração de renda e empregos a partir do advento da reestruturação produtiva e das políticas neoliberais, o que tem causado um aumento exponencial de estudos para explicar o Comportamento Empreendedor desde, pelo menos, finais da década de 1970. Partindo-se de uma adaptação do Modelo Econômico-Psicológico dos Determinantes da Intenção Empreendedora, proposto em 1995, o principal objetivo deste estudo é identificar os determinantes da Intenção Empreendedora numa amostra de Empreendedores Universitários, aqui definidos como aqueles egressos ou situados em ambientes de inovação como Incubadoras, Aceleradoras e Parques Tecnológicos. A partir de um survey com uma amostra de 224 sujeitos, composta principalmente por empreendedores e estudantes de tecnologia, são realizadas análises, demonstrando-se a influência exercida especialmente pelos constructos (1) Educação Empreendedora e (2) Ambiente de Apoio à Inovação, sobre a Intenção Empreendedora. Tendo em vista a importância dos 2 constructos, conclui-se pela necessidade de considerar o seu impacto na decisão de estudantes em criar seu próprio negócio.
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