Modelo Econômico-Psicológico do Empreendedor Universitário
Ambientes de Inovação e Educação Empreendedora como elementos mediadores da Intenção de Empreender
DOI:
https://doi.org/10.30612/revpsi.v2i1.19256Palavras-chave:
Teoria do Comportamento Planejado, Modelo do Evento Empreendedor, Intenção Empreendedora, Ambientes Promotores de Inovação, Educação EmpreendedoraResumo
A partir da 1ª crise do petróleo e da restruturação produtiva neoliberal gradativamente implantada desde então, cada vez mais se atribui às micro e pequenas empresas o papel de criação de empregos, originando, dentro do campo da Psicologia, teorias robustas sobre o comportamento empreendedor, havendo, entretanto, lacunas importantes, como a falta de modelos que expliquem o comportamento dos empreendedores universitários situados em ambientes de inovação como Incubadoras, Aceleradoras e Parques Tecnológicos. Este artigo tem como objetivo compor modelo simplificado de determinação da intenção empreendedora para os chamados Empreendedores Universitários, levando em consideração a mediação pela Educação Empreendedora e pela existência de Ambientes de Inovação. Descreve-se inicialmente a evolução dos estudos sobre o comportamento empreendedor, analisando-se em seguida a Teoria do Comportamento Planejado, o Modelo do Evento Empreendedor, e o Modelo Econômico-Psicológico dos Determinantes da Intenção Empreendedora. Realiza-se então estudo bibliométrico sobre a relação entre Educação Empreendedora e Intenção Empreendedora, a partir do qual se obtém o principal resultado deste estudo, uma proposta de modelo explicativo da Intenção Empreendedora para Empreendedores Universitários. Considera-se que o modelo é aplicável, e espera-se que possa servir de base a futuros estudos empíricos entre estudantes universitários e microempreendedores situados em Incubadoras.
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