Liberalismo, Estado-Nação e Minorias culturais: contribuições da historiografia para um debate contemporâneo de justiça
Resumo
O presente artigo tem como proposta discutir os limites e potencialidades de uma justiça liberal-igualitária em Estados e sociedades multiculturais, partindo por um lado de noções contemporâneas de reconhecimento de direitos específicos a minorias culturais nestes contextos e, de modo complementar, das formulações teóricas liberais vinculadas à experiência histórica da emergência dos Estados-nação na Europa dos séculos XVIII e XIX. Argumenta-se que, no seio do talvez único princípio de diferença acolhido nas democracias liberais em seu surgimento – a noção de cidadania associada à ideia de nação e restrita, portanto, a certos grupos em determinados territórios – estão arbitrariedades que definiram que comunidades nacionais deveriam ser mais ou menos legítimas, que por sua vez se relacionam com a posição dominante de determinados grupos étnicos a frente de Estados no período de sua formação. Assim, devemos argumentar no sentido de quão longe vai a vinculação entre pensamento liberal e Estados com uma nação dominante, tendo em vista problematizar as possibilidades de formulações liberais do multiculturalismo, sem entretanto caminhar necessariamente ao lado de uma defesa de visões liberais-universalistas do Estado nacional moderno e das suas manifestações contemporâneas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.