“Em busca das ruas perdidas”: a participação do movimento sindical nas manifestações de junho (2013)
Resumo
Este artigo busca contribuir para as interpretações sobre as jornadas de junho no Brasil em 2013 com foco na participação do movimento sindical. A partir de material veiculado pela imprensa sindical online, o artigo analisa a repercussão das manifestações para o sindicalismo e qual foi sua reação perante as reivindicações disseminadas nas ruas. Argumenta-se que embora o movimento sindical tenha se organizado de forma tardia para incluir suas bandeiras de luta na ordem do dia, as mobilizações de junho contribuíram para repensar em suas estratégias de ação e renovar sua agenda pautada em demandas historicamente construídas. À luz da literatura dos movimentos sociais articulam-se os conceitos de repertório e enquadramentos interpretativos (frames).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.