Rousseau: do estado natural ao estado civil
DOI:
https://doi.org/10.30612/mvt.v7i13.12586Palavras-chave:
Rousseau. Classe sociais. Desigualdade.Resumo
Neste ensaio, articulando as obras O contrato social (1762) e Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens (1755), são discutidos o estado de natureza e a passagem para o estado civil, conforme apresentados pelo autor. No primeiro livro apresenta-se uma forma de analisar a configuração da sociedade em seu estado civil, com o funcionamento das leis e de governos, enquanto no segundo trata-se do período anterior à institucionalização das relações entre os homens, discutindo uma possível caracterização do surgimento da desigualdade e apontando, entre outros aspectos, a origem da propriedade.Downloads
Referências
COUTINHO, Carlo Nelson. De Rousseau a Gramsci: ensaios de teoria política. São Paulo: Boitempo, 2011.
KERSFFELD, Daniel. Rousseau e a busca mítica da essencialidade. BORON, Atilio (Org.). Filosofia política moderna: de Hobbes a Marx. São Paulo: Departamento de Ciência Política – USP, 2006.
LIMA, Carlos. Genealogia dialética da utopia. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.
MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto comunista. São Paulo: Boitempo, 2005.
ROUSSEAU, Jean-Jacques. O contrato social e outros escritos. São Paulo: Cultrix, 1979.
SILVA, Michel Goulart da. O macaco e o trabalho. Revista Urutágua, Nº 14, 2007.
SILVA, Michel Goulart da (Org.). Marxismo e natureza: ecologia, história e política. Pará de Minas: Editora VirtualBooks, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os autores devem aceitar as normas de publicação ao submeterem a revista, bem como, concordam com os seguintes termos:
(a) O Conselho Editorial se reserva ao direito de efetuar, nos originais, alterações da Língua portuguesa para se manter o padrão culto da língua, respeitando, porém, o estilo dos autores.
(b) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Brasil (CC BY-NC-SA 3.0 BR) que permite: Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato e Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material. A CC BY-NC-SA 3.0 BR considera os termos seguintes:
- Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso.
- NãoComercial — Você não pode usar o material para fins comerciais.
- CompartilhaIgual — Se você remixar, transformar, ou criar a partir do material, tem de distribuir as suas contribuições sob a mesma licença que o original.
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.