Desenvolvimento, meio ambiente e extrafiscalidade no Brasil

Autores

  • Heleno Taveira Torres Faculdade de Direito da USP

Palavras-chave:

Desenvolvimento. Extrafiscalidade. Meio Ambiente.

Resumo

Temos, na atualidade, uma grande preocupação sobre a preservação do meio-ambiente, com uma busca constante de instrumentos governamentais, legislativos ou mesmo privados, para alcançar o propósito da sua manutenção, nas manifestações de meio-ambiente natural, artificial, cultural ou do trabalho. Relacionar direitos humanos e tributação deve coincidir com a identificação daquilo que a fiscalidade pode fazer pelo crescimento e melhoria das condições de vida das pessoas que vivem em um determinado Estado ou município, mediante inclusão social e avanços na ordem econômica, pela proteção ambiental, garantia de livre iniciativa e competitividade equilibrada. É indiscutível que toda a doutrina que se ocupou das autonomias laborava na compreensão da sua importância para a descentralização administrativa como instrumento de redistribuição regional de riquezas e melhor atendimento das necessidades materiais das pessoas. Como exemplo, mesmo municípios de grande arrecadação vêem-se com problemas semelhantes aos de menor expressão, quanto ao aprimoramento da qualidade de vida das pessoas. A diferença fica por conta dos modelos de promoção das liberdades individuais concebidas como fator de desenvolvimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heleno Taveira Torres, Faculdade de Direito da USP

Livre-Docente (USP), Doutor (PUC-SP), Mestre (UFPE) e Especialista (Università di Roma La Sapienza) em Direito Tributário. Graduado em Direito pela Faculdade de Direito do Recife - UFPE. É Professor de Direito Tributário, junto ao "Departamento de Direito Econômico, Financeiro e Tributário" da Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atualmente, exerce as funções de Membro do Conselho de Graduação e Presidente da Comissão de Graduação (Coordenação do Curso de Direito). Vice-Presidente e Membro do Comitê Executivo da International Fiscal Association IFA.

Downloads

Publicado

2013-03-21

Como Citar

Torres, H. T. (2013). Desenvolvimento, meio ambiente e extrafiscalidade no Brasil. Revista Videre, 3(6), 11–52. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/2255

Edição

Seção

Artigos