A Energia Renovável na prevenção dos incêndios florestais: uma articulação sustentável?

Autores

  • Ricardo Bandeira Jorge Universidade Católica Portuguesa (UCP)

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v11i22.10522

Palavras-chave:

Ambiente. Energia Renovável. Floresta. Incêndios. Municípios.

Resumo

No rescaldo dos mega incêndios que assolaram Portugal em 2017, foi aprovado o Decreto-Lei n.º 64/2017, de 12 de junho, que aprova o regime para novas centrais de biomassa florestal. É objetivo deste diploma legal introduzir uma melhoria no aproveitamento e exploração florestal que torne os territórios mais resistentes aos incêndios. Objetivo esse que se propõe analisar criticamente, enquadrando sistematicamente este diploma legal no seio da Estratégia Nacional para as Florestas e a Estratégia Nacional para as Energias Renováveis.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Bandeira Jorge, Universidade Católica Portuguesa (UCP)

Advogado. Licenciado pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, Mestre em Direito Administrativo pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Escola de Lisboa), Pós-graduado em Direito Imobiliário pela Faculdade de Direito da Universidade Católica Portuguesa (Escola do Porto). É doutorando em Direito na Faculdade de Dirieto da Universidade Católica Portuguesa (Escola do Porto).

Referências

ALMEIDA, JOSÉ MÁRIO FERREIRA DE, in Valorização da Biomassa: um contributo para a defesa da floresta Disponível em: https://www.icjp.pt/sites/default/files/papers/biomassa_florestal_producao_electricidade.pdf.

CAMARGO, JOÃO / CASTRO, PAULO PIMENTA DE, in Portugal em chamas. Como resgatar as florestas, Bertrand Editora, 2018.

MORAIS, CARLOS BLANCO DE, A Dimensão Interna do Princípio da Subsidiariedade no Ordenamento Português, in Revista da Ordem dos Advogados, ano 58, II, julho de 1998.

OLIVEIRA, FERNANDA PAULA / LOPES, DULCE, in Florestas (Algumas Questões Jurídicas), Almedina, 2018.

SOARES, CLÁUDIA DIAS / SILVA, SUZANA TAVARES DA, Direito das Energias Renováveis, Almedina, 2014.

VIEIRA, PEDRO ALMEIDA in Portugal: O Vermelho e o Negro, Edições Dom Quixote, 2006.

Downloads

Publicado

2019-12-03

Como Citar

Jorge, R. B. (2019). A Energia Renovável na prevenção dos incêndios florestais: uma articulação sustentável?. Revista Videre, 11(22), 92–106. https://doi.org/10.30612/videre.v11i22.10522

Edição

Seção

Artigos