A retomada da "hegemonia norte-americana" e seus impactos sob a América Latina

Autores

  • Tatiana A. F. R. Cardoso Squeff UniRitter/UFRGS/Unifin
  • Jessika Tessaro Rucks UFRGS
  • Renata Motter de Souza UFRGSA

Palavras-chave:

Política Externa Americana. Hegemonia. Crise Financeira. Sistema Financeiro Mundial. América-Latina.

Resumo

O presente texto tem como objetivo analisar as relações entre hegemonia e crise, a partir do exemplo Norte-Americano no pós-Segunda Guerra. A justificativa para a realização do estudo está na tentativa de compreender a importância norte-americana no sistema internacional, bem como a sua tentativa de manter-se no “topo” das relações internacionais contemporâneas. Afinal, a ascensão norte-americana ao cargo de Potência Mundial no período do pós-guerra foi vista como um estabilizador econômico. Entretanto, com a profunda crise econômico-política ocorrida na década de 1970 nos Estados Unidos, não foi apenas o seu papel contestado internacionalmente, como também se atestou a própria falha do sistema financeiro internacional arquitetado em Bretton Woods. Com isso, o presente texto pretende não só demonstrar tal situação, assim como almeja elucidar as novas políticas adotadas pelos americanos frente a tal situação, na tentativa de retomar o seu posto enquanto potência hegemônica. Além disso, ao cabo, o estudo ressalta os efeitos gerados por essa nova prática sobre as economias latino-americanas, particularmente sobre Argentina, Brasil e México, haja vista elas terem impactado negativamente na saúde econômica destes países. Por isso, o presente texto é dividido em quatro partes, traçando-se um resgate teórico-qualitativo acerca do tema, revisando-se bibliografia existente sobre o tema, porém, sem o condão de querer esgotá-la.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Tatiana A. F. R. Cardoso Squeff, UniRitter/UFRGS/Unifin

Doutoranda em Direito Internacional pela UFRGS. Mestre em Direito Público pela Unisinos, com fomento CAPES (2012). Pós-graduada em Relações Internacionais pela UFRGS (2015), em Direito Internacional pela UFRGS (2009) e em Língua Inglesa pela Unilasalle (2008). Professora de Direito Internacional e Relações Internacionais da graduação em Direito do UniRitter e da Unifin. Professora Substituta da Faculdade de Direito da UFRGS.

Jessika Tessaro Rucks, UFRGS

Doutoranda em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS. Mestre em Estudos Estratégicos Internacionais pela UFRGS, com fomento CAPES (2016). Pós-graduada em Relações Internacionais pela UFRGS (2014). Graduada em Relações Internacionais pela Faculdade América Latina/RS (2012). Pesquisadora do Instituto Sul-Americano de Políticas e Estratégias.  Instituto Sul Americano de Políticas e Estratégias

Renata Motter de Souza, UFRGSA

Pós-graduada em Relações Internacionais pela UFRGS (2014). Graduada em Administração pela Universidade do Contestado/SC (2012).

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Squeff, T. A. F. R. C., Rucks, J. T., & Souza, R. M. de. (2017). A retomada da "hegemonia norte-americana" e seus impactos sob a América Latina. Revista Videre, 8(16), 151–166. Recuperado de https://ojs.ufgd.edu.br/index.php/videre/article/view/4802

Edição

Seção

Artigos