A inter-relação do direito interno e do direito internacional na proteção do meio ambiente e da saúde pública: um estudo a partir do caso Ajax

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/videre.v15i32.17020

Palavras-chave:

Direito Internacional Ambiental, Poluição, Caso Ajax Ltda., Hermenêutica jurídica

Resumo

No ano de 2013, o caso da empresa Acumuladores Ajax Ltda. foi objeto de um importante acórdão julgado pelo Superior Tribunal de Justiça. Derrotada nas instâncias inferiores, a empresa ajuizou embargos à execução com a finalidade de contestar uma multa que havia sido imposta em razão da prática de infração ambiental: a atividade desenvolvida expunha a população residente nas imediações da sede da empresa à contaminação por chumbo. As autoridades responsáveis pela fiscalização sanitária e ambiental identificaram nessa população índices de plumbemia acima dos estabelecidos pelas recomendações expedidas pela Organização Mundial da Saúde. Nesse sentido, os preceitos internacionais de proteção dos direitos ao meio ambiente e à saúde pública foram utilizados no julgamento para afirmar o princípio do in dubio pro salute. Embora os parâmetros brasileiros de utilização do chumbo fossem menos rigorosos, o Superior Tribunal de Justiça compreendeu que as diretrizes da Organização Mundial da Saúde deveriam prevalecer, em nome do princípio hermenêutico in dubio pro salute. A partir de uma pesquisa descritiva documental, o objetivo deste trabalho é analisar a tutela dos direitos à saúde pública e ao meio ambiente sadio e ecologicamente equilibrado por meio da leitura crítica do caso em questão, buscando identificar o impacto das normas internacionais sobre o direito brasileiro e a consequente construção de parâmetros interpretativos para a resolução de demandas dessa natureza. Conclui-se que o princípio in dubio pro salute é fundamental para uma proteção eficaz de direitos fundamentais tanto por contribuir para uma jurisprudência nacional alinhada às bases internacionais quanto por garantir uma proteção extensiva dos direitos ao meio ambiente e à saúde pública.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sidney Guerra, UFRJ

Pós-Doutor em Direitos Humanos pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; Pós-Doutor em Cultura pelo Programa Avançado de Cultura Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ); Pós-Doutor em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Doutor e Mestre em Direito (UGF). Doutorando em Relações Internacionais (Universidade Católica de Córdoba). Doutorando em Meio Ambiente (UERJ). Professor Titular da UFRJ e Permanente do Programa de Pós-Graduação em Direito da Faculdade Nacional de Direito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGD/UFRJ). Professor Titular da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO). Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas Avançadas em Direito Internacional e Ambiental (LEPADIA/UFRJ) e do Grupo de Pesquisas Direitos Humanos, Estado e Cidadania (UNIGRANRIO). Advogado. E-mail: sidneyguerra@terra.com.br

Andre Spinieli, UNESP

Doutorando e Mestre em Direito pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Especialista em Direitos Humanos pela Faculdade de Ciências e Tecnologias de Campos Gerais (FACICA). Graduado em Filosofia pelo Instituto Agostiniano de Filosofia (IAF), com aproveitamento de créditos junto ao Instituto Santo Tomás de Aquino (ISTA). Membro do Laboratório de Estudos e Pesquisas Avançadas em Direito Internacional Ambiental (LEPADIA/UFRJ).

Referências

ACSELRAD, Henri. Ambientalização das lutas sociais – o caso do movimento por justiça ambiental. Estudos Avançados, v. 24, n. 68, p. 103-119, 2010.

ACSELRAD, Henri; MELLO, Cecília Campello do Amaral; BEZERRA, Gustavo das Neves. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

BECK, Ulrich. La sociedad de riesgo: hacia una nueva modernidad. Trad. Jorge Navarro, Daniel Jiménez e María Rosa Borrás. Barcelona: Paidós, 1998.

BORGES, Daniel Damásio. O alcance dos tratados sobre os direitos sociais no direito brasileiro. Curitiba: Appris, 2019.

COSTA, Beatriz Souza; SILVA, Marcos Edmar Ramos Alvares da. Dano ambiental e a segregação social pela poluição: ponderações ao julgamento da Ajax Baterias e a injustiça ambiental. Revista de Direito Ambiental, v. 8, n. 2, p. 1-15, jul./set. 2016.

DAB, William. Santé et environnement. Paris: PUF, 2007.

GOSTIN, Lawrence. Global health law. London: Harvard University Press, 2014.

GUERRA, Sidney. Direito internacional ambiental. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 2006.

GUERRA, Sidney. Curso de direito ambiental. 5. Ed. Rio de Janeiro: Grande Editora, 2023.

GUERRA, Sidney. Curso de direito internacional público. 15. ed. São Paulo: Saraiva, 2023.

ITANI, Alice et al. Debate em gestão integrada em saúde e meio ambiente: fatos emblemáticos. Interfacehs: Revista de Gestão Integrada em Saúde do Trabalho e Meio Ambiente, v. 3, n. 2, p. 1-24, abr./ago. 2008.

JACOB, Beate. The effect of low-level blood on hematologic parameters in children. Environ Res, v. 82, n. 1, p. 150-159, 2000.

LEITE, José Rubens Morato. A responsabilidade civil por danos ambientais na sociedade de risco: um direito reflexivo frente às gerações de problemas ambientais. In: LÓPEZ, Teresa Ancona; LEMOS, Patrícia Faga Iglesias; RODRIGUES JÚNIOR, Otávio Luiz. Sociedade de risco e direito privado. São Paulo: Atlas, 2013.

MOREIRA, Fátima Ramos; MOREIRA, Josino Costa. Os efeitos do chumbo sobre o organismo humano e seu significado para a saúde. Revista Panam Salud Publica, v. 15, n. 2, p. 119-129, 2004.

MOTTA, Renata. Sociologia de risco: globalizando a modernidade reflexiva. Revista Sociologias, Porto Alegre, v. 11, n. 22, p. 384-396, jul./dez. 2009.

SOARES, Guido. Direito internacional do meio ambiente. São Paulo: Atlas, 2006.

VENTURA, Deisy de Freitas Lima; BALBINO, Rachelle Amália Agostini. A aplicação judicial das normas da Organização Mundial da Saúde no Brasil: in dubio pro salute. Revista de Direito Sanitário, São Paulo, v. 15, n. 3, p. 162-172, nov. 2014.

Downloads

Publicado

2023-10-24

Como Citar

Guerra, S., & Luiz Pereira Spinieli, A. (2023). A inter-relação do direito interno e do direito internacional na proteção do meio ambiente e da saúde pública: um estudo a partir do caso Ajax. Revista Videre, 15(32), 147–162. https://doi.org/10.30612/videre.v15i32.17020

Edição

Seção

Artigos