Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9573

Palavras-chave:

GeoGebra. Ensino. Aprendizagem.

Resumo

O presente trabalho aponta para a realização de um Minicurso de GeoGebra que analisamos por meio de uma pesquisa qualitativa com a adoção da análise textual discursiva sobre algumas impressões que uma participante (professora de matemática) traz a respeito das possíveis formas de construção de significados em matemática quando na utilização do software GeoGebra como dispositivo de ensino e estudo, e apontamos como principal resultado a percepção de que a construção, manipulação e visualização de diferentes representações de um mesmo objeto matemático e de diferentes conceitos matemáticos que se complementam é uma importante contribuição que o uso deste software disponibiliza.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Augusto de Oliveira, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática, Licencado em Matemática, Especialista em Gestão Educacional e Inspeção Escolar.

William Vieira Gonçalves, Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT)

Licenciado em Matemática (UFMT, 2001), Especializado em Matemática Aplicada com Apoio Computacional ao Ensino (UFMT, 2003), Mestre em Educação com ênfase a Educação em Ciências (UFMT, 2007) e Doutor em Educação para a Ciência com ênfase a Informática na Educação para a Ciência e Matemática (UNESP, 2016). Professor da Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT/ Barra do Bugres. Atualmente tem como principais interesses, pesquisa e extensão em atividades correlacionadas ao ensino de Ciências e Matemática junto aos softwares Moodle, GeoGebra e Scratch.

Referências

Abbagnano, N. (1968). Dicionário de filosofia. (2nd ed; M. Jou, Red). São Paulo.

Alves, F. R. (2016). Análises preliminares e análises a posteriores para a noção de integrais dependentes de parâmetros. VIDYA, 36(1), 111–133. https://www.periodicos.unifra.br/index.php/VIDYA/article/view/592

Arango, J., Gaviria, D., & Valencia, A. (2015). Differential Calculus Teaching through Virtual Learning Objects in the Field of Management Sciences. Procedia - Social and Behavioral Sciences, 176, 412–418. https://doi.org/10.1016/J.SBSPRO.2015.01.490

Bicudo, M. A. V. (2017). Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa segundo a abordagem fenomenológica. (5th ed; Autêntica, Red). Belo Horizonte: IN Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática/organizado por Marcelo de Carvalho Borba e Jussara de Loiola Araújo; autores Dario Fiorentini, Antonio Vicente Marafioti Garnica, Maria Aparecida Viggiani Bicudo. –.

Dantas, S. C. (2016). Design, implementação e estudo de uma rede sócio profissional online de professores de Matemática (Tese de Doutorado - Universidade Estadual Paulista, INstituto de Geociências e Ciências Exatas). Opgehaal van https://repositorio.unesp.br/handle/11449/136324

Gonçalves, D. C., & Reis, F. da S. (2013). Atividades investigativas de aplicações das derivadas utilizando o GeoGebra. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 27(46), 417–432. https://doi.org/10.1590/S0103-636X2013000300006

Gonçalves, W. V. [UNESP]. (2016). O transitar entre a Matemática do Matemático, a Matemática da Escola e a Matemática do GeoGebra: um estudo de como professores de Matemática lidam com as possibilidades e limitações do GeoGebra (Tese de doutorado - Faculdade de Ciências, Campus de Bauru, Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência). Opgehaal van http://hdl.handle.net/11449/143951

Martins Júnior, J. C. (2015). Ensino de derivada em cálculo I: aprendizagem a partir da visualização com uso do geogebra (Dissertação de mestrado - Universidade Federal de Ouro Preto). Opgehaal van http://www.ppgedmat.ufop.br/arquivos/dissertacoes_2015/Jose Cirqueira Martins Junior.pdf

Moraes e Galiazzi. (2011). Análise Textual Discursiva (2nd ed; Unijuí, Red).

Oliveira, R. A. de, Gonçalves, W. V., Piasson, D., & Piasson, D. (2018). O uso do Geogebra para o ensino de cálculo diferencial e integral, um mapeamento de suas publicações. Revista Thema, 15(2), 466–484. https://doi.org/10.15536/thema.15.2018.466-484.892

Onuchic, L. de la R. (1999). Ensino-aprendizagem de matemática através da resolução de problemas (UNESP, Red). São Paulo: . IN Pesquisa em educação matemática: concepções e perspectivas/ Organizadora Maria Aparecida Viggiani Bicudo.

Silva, A. J. da. (2017). Noção de limite de funções reais e GeoGebra : um estudo em epistemologia genética (Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Centro de Estudos Interdisciplinares em Novas Tecnologias da Educação. Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação.). Opgehaal van http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/158305

Simões, A. C. [UNESP]. (2014). Calculando área sob gráficos de funções (Dissertação de Mestrado apresentada junto a Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Campus de Rio Claro - Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas. Câmpus de Bau). Opgehaal van https://repositorio.unesp.br/handle/11449/108818

Ubiratan D’ Ambrosio. (2017). Prefácio de livro IN Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. In Aautêntica (Red), a (5th ed). Opgehaal van http://scholar.google.com/scholar?hl=en&btnG=Search&q=intitle:Ambrosio-C#0

Downloads

Publicado

2019-12-07

Como Citar

Oliveira, R. A. de, & Gonçalves, W. V. (2019). Análise Textual Discursiva: um relato sobre um minicurso de reconhecimento de possibilidades do software GeoGebra. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(4), 42–57. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i4.9573

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.