Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813

Palavras-chave:

Ação pedagógica, Etnomodelagem, Trilhas de matemática

Resumo

A proposição do projeto das Trilhas de Matemática pode ser considerada como uma proposta pedagógica em que os professores utilizam práticas extraescolares para que os alunos possam perceber o conhecimento matemático aplicado em tarefas realizadas fora das salas de aula, em pontos específicos nas ruas de sua cidade. Assim, existe a necessidade do desenvolvimento de módulos de atividades matemáticas extracurriculares, que têm como objetivo tornar os alunos, ativos e críticos nos processos de ensino e aprendizagem em Matemática por meio de uma análise crítica e reflexiva dos próprios ambientes sociocultural e natural. Esse artigo examina as possíveis relações de uma proposta metodológica focalizada na Etnomodelagem por meio do Programa Etnomatemática e nos pressupostos da Modelagem Matemática em sua perspectiva sociocultural, que buscam auxiliar os alunos na leitura de sua realidade para direcioná-los para uma melhor compreensão de seu entorno através dessas trilhas, possibilitando uma interação aprofundada com o próprio mundo.

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Biografia do Autor

Jéssica Rodrigues, UFOP

Mestranda Mestrado Profissional em Educação Matemática

Daniel Clark Orey, UFOP

Professor associado I

Milton Rosa, UFOP

Professor associado I

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Publicado

2021-03-29

Como Citar

Rodrigues, J., Orey, D. C., & Rosa, M. (2021). Propondo as trilhas de matemática como uma ação pedagógica para a (re)descoberta do conhecimento matemático fora das salas de aula. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 4(1), 24–45. https://doi.org/10.30612/tangram.v4i1.12813

Edição

Seção

Artigos