Educação Matemática e Formação Inicial: uso de novas tecnologias em sala de aula

Autores

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10734

Palavras-chave:

Educação Matemática. Tecnologias. Superlogo. Geometria.

Resumo

Este artigo é produto decorrente do projeto de ensino de graduação intitulado “O uso do Software SuperLogo no Desenvolvimento de Conceitos Geométricos” vinculado ao Programa de Consolidação das Licenciaturas (Prodocência). O projeto de ensino teve como principais objetivos: aumentar a qualidade das ações voltadas à formação de professores, bem como, explorar as formas de contribuições do programa SuperLogo para o ensino de geometria com prioridade para a formação inicial. O projeto contempla diretamente a formação e o aprendizado profissional dos futuros docentes. Baseado em reflexão sobre diversos autores que abordam a discussão sobre a formação continuada, assim como a utilização das novas tecnologias nesse processo, somado a análise de todo o material do Programa de Ensino aqui relatado, pudemos constatar resultados relevantes que serviram para dinamizar o curso de matemática do Campus do Pantanal (CPAN/UFMS), contribuindo para uma melhor formação acadêmica, científica e técnica dos futuros docentes.

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Biografia do Autor

Benedito Rodrigues Brazil, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)

Possui mestrado em Educação Matemática [Rio Claro] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998). Atualmente é professor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática - Formação de Professor - Pratica de Ensino - Estágio.

Marco Antônio Escher, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (Rio Claro) (1992), mestrado em Educação Matemática (1999) e doutorado em Educação Matemática (2011) ambos pela UNESP. Atualmente é efetivo da Universidade Federal de Juiz de Fora/MG, prof. Associado 1, membro do corpo docente do Programa de Pós Graduação em Educação Matemática (UFJF), atual vice-coordenador do PPGEM e membro do Conselho do Centro de Ciências - UFJF. Coordenador do LaCEM - Laboratório de Ciências e Educação Matemática (Centro de Ciências - UFJF). Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação, paradigma indiciário, Feiras de Matemática, materiais didáticos manipuláveis, Laboratórios de Educação Matemática e Formação Continuada de professores que eninam Matemática. Atua como parecerista em revistas da área, e como consultor na Capes para a área de Ensino. Coordenador do projeto PIBID - Matemática - PROGRAD - UFJF.

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Publicado

2020-03-30

Como Citar

Brazil, B. R., & Escher, M. A. (2020). Educação Matemática e Formação Inicial: uso de novas tecnologias em sala de aula. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 3(1), 2–17. https://doi.org/10.30612/tangram.v3i1.10734

Edição

Seção

Artigos