Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão

Autores

  • Luiz Felipe Gonçalves Carvalho Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
  • Bruno Pereira de Matos Silva Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
  • John Anderson Ferreira Pereira Universidade do Grande Rio (Unigranrio)
  • Chang Kuo Rodrigues Universidade do Grande Rio (Unigranrio) https://orcid.org/0000-0001-8716-6078

DOI:

https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8860

Palavras-chave:

Educação Matemática. Planejamento familiar. Orçamento. Ética de Consumo.

Resumo

Este trabalho discorre sobre a relevância da Educação Financeira para estudantes do ensino básico e tem como objetivo investigar como eles controlam suas finanças, trazendo à tona uma discussão à luz da modernidade líquida de Bauman (2001). Para realizá-lo, foi efetuada uma pesquisa com uma turma do 1º ano do ensino médio, em uma escola da rede particular, sendo 35 alunos participantes. Foram aplicadas problematizações com o intuito de identificar e analisar seus conhecimentos sobre Educação Financeira. Com base nas respostas das atividades foi possível compreender a relação dos alunos com os recursos financeiros e, para obter uma análise do entendimento dos jovens com relação à Educação Financeira, foi estabelecer algumas estratégias no sentido de orientá-los em suas limitações financeiras. Logo após análise dos dados foi possível constatar uma dificuldade dos alunos no desenvolvimento dos cálculos matemáticos. Concluiu-se que é importante que os alunos sejam educados financeiramente, pois assim, torna-se possível um planejamento em prol da qualidade de vida, em especial, a financeira. Estes resultados foram refletidos e discutidos à luz da concepção de Bauman (2001, 2008) a respeito da sociedade “líquida” e, inspirado na Teoria Das Situações Didáticas de Brousseau (1996, 2008), já que envolveram situações em sala de aula, com aluno, com professor e com o saber matemático.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Felipe Gonçalves Carvalho, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Aluno concluinte do Curso de Matemática da Graduação da Universidade do Grande Rio. Bolsista de Iniciação Científica pelo Santander.

Bruno Pereira de Matos Silva, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Graduando do Curso de Matemática da Universidade do Grande Rio e Bolsista do Santander de Iniciação Científica

John Anderson Ferreira Pereira, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Aluno do Colégio Estadual Dulce Petri e Bolsista da Iniciação Cientítica Junior pelo CNPq na Universidade do Grande Rio

Chang Kuo Rodrigues, Universidade do Grande Rio (Unigranrio)

Professora Adjunta do Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) e do curso de Matemática da Unigranrio.

Bolsista da FUNADESP.

Referências

Bauman, Zygmunt. (1998).O mal-estar da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2001). Modernidade Líquida. Trad. Plinio Dentzien. Rio de Janeiro: Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2008). Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2009). A arte da Vida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. - Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

Bauman, Zygmunt. (2017). A Vida Fragmentada: Ensaios sobre a Moral Pós-Moderna. Trad. Miguel Serras Pereira. Rio de Janeiro: Relógio D'Água, 2017.

Brasil. (1998). Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais para Ensino Fundamental (PCNEF): Matemática. Brasília: SEMT/MEC.

Brousseau, G. (1996). Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Trad. Camila Bogéa. São Paulo: Ática.

Brousseau, G. (2008).Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. São Paulo: Ática.

Godoy, A. S. (1995). A Pesquisa Qualitativa e Sua Abordagem.Revista de Administração de Empresas / EAESP / FGV, São Paulo, Brasil.

Hill, M.M; Hill, A. (2012). Investigação por questionário. Lisboa: Edições Sílabo.

Machado, S. D. A. (2002). Engenharia Didática. In: Machado, S. D. A. (Org.).Educação Matemática: Uma introdução. 2 ed. São Paulo: Educ. p. 197-208.

Pinheiro, M. O. (2008). As Relações Didático-Pedagógicas no Ensino de Geometria com o Software CabreGeometre. Curitiba.

Silva, Amarildo Melchiades da; Powell, Arthur Belford. (2014). Educação Financeira na Escola: a perspectiva da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico, Boletim Gepem (ISSN: 2176-2988), 66.

Silva, V. H. B. C. (2017). Educação Financeira Escolar: os riscos e as armadilhas presentes no comércio, na sociedade de consumidores. Universidade Federal De Juiz De Fora - Instituto De Ciências Exatas Programa De Pós-Graduação Em Educação Matemática - Mestrado Profissional Em Educação Matemática, Juiz de Fora, MG, Brasil.

Skovsmose, O. H. (2007). Diálogo e Aprendizagem em Educação Matemática. Trad. Orlando Figueiredo. Belo Horizonte: Autêntica.

Downloads

Publicado

2019-10-21

Como Citar

Carvalho, L. F. G., Silva, B. P. de M., Pereira, J. A. F., & Rodrigues, C. K. (2019). Educação Financeira em Situações de Ensino e de Aprendizagem: Momentos de Reflexão. TANGRAM - Revista De Educação Matemática, 2(3), 03–15. https://doi.org/10.30612/tangram.v2i3.8860

Edição

Seção

Artigos